O escritório britânico Foster + Partners concluiu a transformação da loja da Apple em Sanlitun, bairro de Pequim, China. Originalmente construída em 2008, a primeira loja da Apple na China foi relocada para as proximidades do edifício original, buscando um “novo diálogo com as ruas de pedestres da região".
A Apple Sanlitun é o mais recente fruto de uma estreita e longa parceria entre a Apple e o escritório liderado por Norman Foster. Segundo Stefan Behling, diretor de estúdio da Foster + Partners, “a Apple Sanlitun é absolutamente aberta e convidativa – visual, física e metaforicamente”.
A arquitetura cria "um envelope poroso que se abre para os quatro lados e se conecta à rede de circulação de vários níveis". Com efeito, a fachada principal, de frente para a praça, é a principal fonte de luz natural do espaço interno, enquanto que a fachada posterior, também envidraçada, é protegida por árvores.
O fórum no nível superior oferece uma espécie de "galeria de observação para a animada praça do lado de fora". Além disso, a grande cobertura suspensa recebe "390 metros quadrados de painéis fotovoltaicos". Outras medidas de economia de energia incluem condicionamento de ar otimizado e sistemas de iluminação eficiente.
O projeto conta com um sistema estrutural singular chamado Special Truss Moment Frame, que resiste a esforços sísmicos e possibilita a ausência de colunas internas. “Amortecedores calibrados reduzem a vibração transmitida ao nível superior em balanço e estruturas reforçadas contra flambagem minimizam o impacto estrutural no subsolo existente”.