Chegando a sua sétima edição, o Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra — organizado pela Fundação Frate Sole — é direcionado a todos os profissionais que tenham realizado projetos de igrejas cristãs ao longo dos últimos dez anos.
As obras inscritas para o prêmio são então avaliadas por seus valores místicos, pela harmonia e beleza de suas formas assim como em termos de originalidade e criatividade da concepção arquitetônica, quesitos responsáveis pela atmosfera e espiritualidade do espaço sagrado. – Fundação Frate Sole
Durante a edição deste ano, a fundação recebeu 114 projetos de igrejas e capelas realizados em 33 países diferentes, os quais foram julgados pela comissão científica da Fundação Frate Sole, resultando em 10 projetos finalistas selecionados para a segunda etapa do concurso, a qual foi avaliada por um juri internacional composto por alguns dos últimos arquitetos e arquitetas premiadas em edições anteriores do evento, incluindo personagens como Tadao Ando e Cristian Undurraga, os quais trabalharam lado a lado com arquiteto e presidente da fundação, Luigi Leoni.
PRIMERO LUGAR - MECK ARCHITEKTEN
Andreas Meck (†) e Axel Frühauf (Alemania) - Igreja Seliger Pater Rupert Mayer, Poing (Alemanha)
SEGUNDO LUGAR - DELLEKAMP / SCHLEICH + AGENDARQ
Derek Dellekamp, Jachen Schleich e Camilo Restrepo (México e Colômbia) - Santuario del Señor de Tula, Jojutla de Juárez, Morelos (México)
TERCEIRO PRÊMIO - JOAQUIM PORTELA
(Portugal) - Capela de Cohen, (Suíça)
A entrega dos prêmios terá lugar na cidade histórica de Pavia (Itália) no próximo dia 3 de outubro, de acordo com o programa oficial do evento que será posteriormente publicado pela fundação. Além disso, uma exposição-documentário de todas as obras participantes será inaugurada no mesmo dia da cerimônia de entrega dos prêmios. Todas as obras inscritas na VII edição do Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra podem ser acessadas através do site oficial do concurso: internationalprize.fondazionefratesole.org.