Vicente Guallart foi o vencedor na categoria Instalações residenciais e comunitárias em um concurso internacional que buscava propostas uma nova cidade a 100 km de Pequim, na China. O projeto, intitulado A cidade autossuficiente, apresenta um modelo urbano composto por quatro quadras, onde as pessoas podem viver, trabalhar e descansar nos arredores de suas casas – uma possível alternativa em tempos de crise sanitária ou energética.
Não podemos continuar projetando cidades e edifícios como se nada tivesse acontecido – Vicente Guallart
O modelo conta com edifícios de madeira, seguindo princípios da nova bioeconomia circular, e mescla habitações para diferentes faixas etárias, escritórios, uma piscina pública, comércio, um mercado, uma creche e um centro administrativo.
Desenvolvemos este projeto durante o confinamento, quando toda a equipa trabalhava remotamente, e decidimos incluir todos os aspectos que pudessem tornar a nossa vida melhor, definindo um novo padrão a ser aplicado na China, Espanha ou qualquer país do mundo.
A proposta prevê a construção de estufas sobre a cobertura de todos os blocos habitacionais, permitindo a produção de alimentos, além de usar as coberturas inclinadas para a geração de energia solar a partir de painéis fotovoltaicos.