O ICONIC AWARDS 2020: Arquitetura Inovadora, organizado pelo Conselho Alemão de Design, homenageia as melhores soluções de arquitetura e design internacionalmente. Os vencedores deste ano já foram anunciados e podem ser vistos a seguir.
Os prêmios especiais foram entregues a Kengo Kuma and Associates (Arquitetos do Ano) e Alberto Caiola Studio (Designer de Interiores do Ano). O prêmio de Cliente do Ano foi para a Adidas AG.
Além dos prêmios especiais, o júri também reconheceu os melhores projetos nas categorias “Arquitetura”, “Interiores”, “Produto”, “Comunicação” e “Conceito”, bem como, na categoria geral “Material Inovador”. Um resumo de todos os vencedores pode ser encontrado aqui.
Prêmio especial “Arquitetos do Ano”
O júri concedeu a distinção de “Arquiteto do Ano” ao extraordinário escritório do arquiteto japonês Kengo Kuma, que, atualmente, é um dos mais influentes arquitetos de edifícios contemporâneos, com seus designs icônicos. Projetos recentes como V&A Dundee, The Exchange e Ochanomizu são os destaques preliminares de um impressionante portfólio, que impressiona pela alta qualidade de seu trabalho. A utilização habilidosa da luz, integrada as fachadas ventiladas é notável, dando a edifícios como V&A Dundee e The Exchange uma sensação quase imaterial. A natureza e a qualidade dos projetos não apenas fazem com que o observador pare para refletir, mas também, por meio de seu poder, impactem o observador emocionalmente.
Prêmio especial “Designer de Interiores do Ano”
O prêmio “Designer de Interiores do Ano” foi concedido a Alberto Caiola Studio. O trabalho de Alberto Caiola elimina as fronteiras entre o design de interiores clássico e as instalações de arte de uma forma extremamente individual. Quando as pessoas visitam seus projetos, fazem mais do que entrar em uma sala. Em vez disso, Caiola faz com que o visitante descubra novos mundos e experiências, frequentemente surreais, e os explore em todos os sentidos. Os projetos fazem uso de instalações empolgantes com alto poder expositivo, como o extravagante espaço de varejo de Crash Baggage na Galeira LaFayette, bem como locais visualmente fascinantes, como o antigo clube inspirado na Grécia "NYZ", onde os visitantes são imersos em um cenário de aparência imaterial e partem do mundo real durante o tempo de sua estadia.
Prêmio de "Cliente do Ano"
O prêmio de "Cliente do Ano", apresentado pelo júri a um cliente que apoia a compreensão holística da arquitetura, foi concedido à Adidas AG. A Adidas contratou os arquitetos da BEHNISCH ARCHITEKTEN e COBE Copenhagen, dois renomados escritórios de arquitetura, que atraem admiração global, para projetar dois edifícios administrativos de sua matriz. As instalações foram construídas em sequência, no campus “World of Sports” em Herzogenaurach, Baviera. Embora ambas as estruturas tenham estéticas, notavelmente diferentes, elas ainda representam de forma clara e consistente os valores da marca de produtos esportivos mundialmente famosa - integridade, paixão, desempenho e diversidade - externa, internamente e até nos menores detalhes. Dois projetos notáveis com arquitetura icônica que atendem às ambições da empresa de modernidade e funcionalidade contemporânea, de uma forma excepcional. Além disso, eles oferecem uma prova formidável do poder visionário e da liberdade que a Adidas oferece no papel de cliente de arquitetura.
Membros do júri
- Michel Casertano, Atelier Brückner GmbH, Stuttgart
- Asif Khan, Asif Khan Ltd., London
- Silvia Olp, Associação para a Promoção da Arquitetura, Engenharia e Design, Stuttgart
- Werner Sobek, Werner Sobek AG
- Linda Stannieder, CXO, Huawei Research&Development, Berlin
- Song Zhaoqing, Lacime Architects, Xangai
- Lutz Dietzold, Conselho Alemão de Design, Frankfurt
Conselho Alemão de Design
O Conselho Alemão de Design é um dos principais centros mundiais de especialização em comunicação e transferência de conhecimento em design, branding e inovação. Mais de 340 empresas são atualmente membros de sua Fundação. O Conselho Alemão de Design foi fundado em 1953 como uma iniciativa do parlamento federal alemão para fortalecer a competência da economia alemã em design. Suas muitas e variadas atividades têm um único objetivo: comunicar uma melhoria duradoura do valor da marca através do uso estratégico do design.