Snøhetta, Studio Gang e Henning Larsen divulgaram seus projetos para a nova Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt, no estado de Dakota do Norte, EUA. As equipes foram selecionadas entre 12 escritórios por suas abordagens que integram arquitetura e paisagem.
A equipe composta por Henning Larsen e Nelson Byrd Woltz defende que seu projeto é inspirado nas ricas paisagens das badlands de Dakota do Norte, unido pelo legado de Theodore Roosevelt e enraizado na comunidade de Medora. "Nossa visão para o projeto está enraizada na paisagem e na comunidade que Roosevelt passou a amar – uma paisagem e uma comunidade tão ricas e resilientes hoje quanto eram quando ele lá vivia, quase 150 anos atrás." O projeto funde a paisagem e o edifício em quatro volumes, cada um oferecendo uma referência formal à geografia das badlands.
O projeto de Snøhetta para a Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt é informado pelas reflexões pessoais do presidente sobre a paisagem, seu interesse na gestão ambiental e períodos de introspecção silenciosa e engajamento cívico. “O desenho da Biblioteca é mais do que um edifício, é uma jornada que preserva a paisagem existente composta por diversos habitats pontuados por pequenos pavilhões que permitem a reflexão e a atividade.” O edifício principal é definido pela cobertura que se eleva da colina, ecoando a topografia das badlands.
A proposta desenvolvida pelo Studio Gang e OLIN apresenta o conjunto "como um acampamento nas badlands de Dakota do Norte." O edifício é composto por três elementos em forma de ferradura que organizam as diferentes funções da biblioteca. "Cada ferradura abriga as atividades distintas em seu interior, ao mesmo tempo que envolve o entorno, criando jardins e terraços protegidos."
Existem atualmente 13 Bibliotecas Presidenciais administradas pelo Arquivo Nacional dos EUA, que servem de arquivo e museu para o legado de cada uma das respectivas administrações. Além dessas, há outras bibliotecas e museus presidenciais privados em todos os EUA, incluindo o Museu Presidencial Abraham Lincoln e a Biblioteca Jefferson. O concurso, conduzido pela Fundação da Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt, selecionará um vencedor em setembro deste ano.