O OMA divulgou imagens da nova loja da famosa marca de joias Tiffany & Co., na Quinta Avenida de Nova Iorque. Com conclusão prevista para 2022, a intervenção “reimagina a experiência comercial, preservando a identidade histórica do edifício original”.
Esta é a primeira renovação geral nos 80 anos de existência do edifício. “Da preservação à reprogramação, renovação do térreo e expressão do envelope edificado”, o projeto abrange diferentes tipos de intervenção.
Liderado por Shohei Shigematsu e Jake Forster, do OMA New York, o projeto propõe uma adição no topo do edifício de 10 pavimentos. Paralelo às obras de renovação, este volume superior, situado entre o oitavo e o décimo pavimento, abrigará um espaço de exposição e eventos. Este espaço oferecerá infraestrutura para a Tiffany expandir seu repertório de varejo, criando uma nova faceta da identidade da marca, em relação direta com o entorno urbano.
A loja da Tiffany na Quinta Avenida é mais do que um espaço de varejo, é um atrator com uma dimensão pública. A nova adição é informada pelas necessidades programáticas da marca em evolução – um local de encontro que atua como um contraponto contemporâneo ao icônico edício e suas atividades. O volume que paira sobre o terraço oferece uma indicação visual clara de uma jornada vertical que se inicia no térreo do edifício. – Shohei Shigematsu, sócio do OMA.
Um símbolo da arquitetura moderna em Nova Iorque, a loja original foi projetada pela firma Cross & Cross em 1940, ao passo que o nível superior data de 1980. A proposta do OMA visa estender a estrutura vertical atual, criando um novo elemento no topo.
Dividido em dois espaços empilhados, mas com potencial para funcionarem juntos, o volume superior envidraçado recua para oferecer um amplo terraço ao ar livre dedicado a exposições e eventos.