O estúdio de arquitetura e pesquisa rat[LAB] Studio, em parceria com o Shilpa Architects, projetou um templo em Koppur que reinterpreta a arquitetura vernacular indiana a partir da parametrização. Chamado de Templo Shirdi Sai Baba, o projeto se localiza nos arredores de Chennai e apresenta a geometria de um polígono de 11 lados, articulado como um volume tridimensional.
Buscando um equilíbrio entre a a geometria sagrada e a lógica da engenharia, o novo templo foi criado por meio de um processo algorítmico que usa restrições espaciais e estruturais como parâmetros. O hendecágono evoluiu para espaços tridimensionais, levando em consideração aspectos ambientais, como luz natural, ganho de calor solar e sombreamento.
No interior, o padrão de piso no salão principal segue uma ordem matemática a partir dos 11 vértices do hendecágono que se dobram para formar espaços intersticiais. O espaço é iluminado por um óculo – uma abertura zenital superior que difunde a luz natural.
O masterplan do qual o templo faz parte foi desenvolvido por Shilpa Architects. O edifício paramétrico deverá se concluído entre 2021 e 2022.
Via rat[LAB] Studio