No mês de agosto, a cidade mineira de Ouro Preto assinou uma parceria público-privada para um projeto de "cidade inteligente", colocando em marcha os planos de se tornar a primeira smart city histórica do Brasil. O contrato prevê um investimento de R$ 10 milhões e abre concessão administrativa para que o consórcio Ouro Luz opere o parque de iluminação pública e a infraestrutura de telecomunicações de Ouro Preto por 25 anos.
O projeto prevê a modernização de todo o sistema de iluminação da cidade, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, de maior durabilidade e menor consumo. A substituição por lâmpadas de LED seguirá um projeto rigoroso com aprovação do IPHAN, respeitando a temperatura da cor da iluminação para manter a ambientação característica da cidade histórica.
Também será feita a expansão da rede para locais onde ainda não há iluminação pública e melhorias nos locais onde a iluminação é precária, tanto na sede quantos nos distritos. O projeto contará ainda com a iluminação cênica de vários monumentos da cidade, com utilização de refletores do tipo Micro Led RGB que projetam qualquer padrão de cor escolhida.
Outro ponto importante do projeto é a rede pública de wi-fi, que atenderá diversas praças da sede, distritos e localidades do município. Além disso, todos os esforços que já foram implantados no município nos últimos anos, como a disponibilização de internet de alta qualidade em todas as escolas, creches e postos de saúde, serão agora atendidos por uma infraestrutura ainda mais robusta e com garantia de funcionamento por 25 anos.
Fonte: Época