Os vencedores do Concurso Internacional para as Estações de Metrô Prospekt Marshala Zhukova e Klenoviy Bulvar 2 em Moscou foram anunciados. A estação Klenovy Bulvar 2 da linha Biryulyovskaya será construída por um consórcio liderado por Zaha Hadid Architects, ao passo que a estação Prospekt Marshala Zhukova será executada pelo escritório russo ASADOV Architectural Bureau.
O concurso contou com participantes de todo o mundo. Realizado em 2 etapas, o júri de especialistas liderado por Andrey Bochkarev, vice-prefeito de Moscou para Política Urbana e Construção, selecionou inicialmente 5 finalistas para cada estação de metrô com base em seus portfólios e experiências. Apenas num segundo momento as equipes foram avaliadas por suas propostas.
Estação Klenoviy Bulvar 2
Zaha Hadid Architects com A-project, Krost; Arup Lighting e Systematica
À medida que o metrô de Moscou continua a se expandir para atender à crescente população da cidade, a nova linha Bolshaya Koltsevaya se tornará a terceira linha de metrô orbital da cidade, aumentando significativamente a capacidade e a conectividade da rede. No coração do distrito de Nagatinsky Zaton, no sudeste da cidade, a nova estação também oferecerá acesso ao Museu-Reserva Kolomenskoye e ao parque nas margens do Rio Moscou.
O projeto vencedor apresenta soluções inovadoras para o sistema de metrô. A estação integra novas tecnologias que ajustam as condições do ambiente interno para aprimorar a experiência dos passageiros e fornecer informações claras e em tempo real na rede.
- Arquitetura: Zaha Hadid Architects
- Diretor de projeto ZHA: Christos Passas
- Equipe ZHA: Anna Uborevic-Borovskaya, Mihai-Dragos Potra, Alex Turner, Liudmila Harrison-Jones
- Membros do consórcio: Systematica, Krost, Metropolis Group, Rider Levett Bucknall
- Projeto lumínico: ARUP Lighting (Giulio Antonutto, Pavlina Akritas)
Estação Prospekt Marshala Zhukova
ASADOV Architectural Bureau
Inspirado na medalha da Grande Guerra Patriótica, o projeto vencedor da estação Prospekt Marshala Zhukova, desenvolvido por ASADOV, pretende reinterpretar os conceitos de coragem, valor e heroísmo.
Na forma de grandes triângulos vermelhos, as portadas da estação se destacam visualmente, indicando a entrada para os túneis subterrâneos.