-
Arquitetos: Arhitektura Jure Kotnik
- Área: 696 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Janez Marolt
-
Fabricantes: Elan oprema, Lesing, Lesoteka Hiše, Schrack
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância e escola TimeShare está localizado na área central de Podgorje, um pequeno vilarejo esloveno, e funciona como uma extensão da escola primária existente. A particularidade deste jardim de infância é sua abordagem com uma planta aberta, com áreas de lazer unificadas que ocupam até 85% de toda a superfície. No espaço, as crianças são incentivadas a serem fisicamente e socialmente ativas, com uma série de elementos de design. Um deles é a estrada sinuosa entre as brinquedotecas, que conecta visualmente diferentes espaços e convida as crianças a segui-la (caminhar, correr, andar de patinete ou bicicleta). Sinais de trânsito especiais foram projetados, encorajando as crianças a imitar os movimentos de um animal específico (borboleta, caranguejo, lagarto, etc.) e ir rápido (chita) ou lentamente (caracol). Vários recantos temáticos (cerca de 42), quadros negros, equipamentos esportivos de todos os tipos e a acessibilidade dos equipamentos incentivam as crianças a serem ativas, descobrindo e perseguindo suas paixões. Pequisas indicam que este conceito de integração em jardins de infância aumenta o contato social em mais de duas vezes, no espaço, o acesso das crianças aos equipamentos triplicou e a atividade física é sete vezes maior que a de seus colegas em jardins de infância tradicionais da região.
As brinquedotecas foram intencionalmente projetadas de forma diferenciada para acomodar interesses diferentes, sendo fechadas e dedicadas a hora do sono e atividades que exigem um alto nível de concentração. O conceito aberto promove uma excelente cooperação entre os professores e permite que as crianças brinquem com seus amigos, com interesses comuns, independentemente da idade.
O exterior do jardim de infância também foi adaptado aos seus usuários, com uma série de elementos lúdicos na fachada. A parede da fachada oeste possui um gráfico de crescimento com alturas típicas de animais selecionados, já os segmentos de parede que interrompem o lado sul envidraçado do jardim de infância são cobertos por quadros-negros, para que as crianças possam rabiscar e desenhar, além de também possuir uma parede de escalada lateral.
Um dos espaços do projeto é a sala de aula dedicada aos alunos da primeira série do ensino fundamental. Sua característica marcante são os elementos de design que efetivamente ajudam as crianças a adquirir diferentes tipos de conhecimento. Um exemplo é o medidor de ângulo do piso próximo à porta, que indica vários ângulos conforme a abertura da porta, ou pinturas de teto com elementos geométricos. Cada cadeira da sala de aula tem letras brancas presas ao encosto, ajudando as crianças a aprender passivamente as letras maiúsculas e minúsculas.
A construção foi concebida como um edifício eficiente energeticamente, classificado na categoria B2, com um consumo médio de energia de 33 kWh / m² por ano. O baixo consumo de energia deve-se principalmente à boa orientação solar com aberturas voltadas para o sul, janelas com uma boa vedação e uma camada de isolamento de fachada eficiente. A construção de toda uma parede com madeira local garante o mais alto padrão de construção sustentável. Elementos pré-fabricados de madeira foram montados e todo a construção, incluindo o playground, concluído em apenas 21 semanas.
Lesoteka Hiše forneceu a construção em madeira laminada cruzada (CLT), que permitiu uma montagem rápida - todo o edifício foi construído em apenas 21 semanas. A abundância de madeira no interior proporciona não apenas um ambiente natural aconchegante, mas também coloca as crianças em contato direto com este material de construção ideal na área alpina.