O escritório Snøhetta venceu o concurso internacional de arquitetura para projetar a nova prefeitura de Cheongju, na Coreia do Sul. Trabalhando com o escritório coreano Tomoon Architects and Engineers, a equipe propõe novas conexões com o contexto urbano para promover um sentido de pertencimento aos cidadãos e visitantes. O projeto visa criar uma prefeitura aberta e inclusiva para Cheongju, um símbolo de colaboração e engajamento cívico.
Cheongju é a capital e a maior cidade da Província de Chungcheong do Norte e, atualmente, mostra acelerado crescimento econômico. "Com mais de 800.000 habitantes, a cidade se orgulha de ser o primeiro município da Coreia a fundir diversos distritos em um após um referendo popular. A visão para a nova prefeitura pretende criar um marco da governança integrada, aproximando o governo de seus cidadãos. "
A nova prefeitura de Cheongju reuniria uma série de escritórios administrativos em uma edificação que envolve a antiga prefeitura, como uma espécie de moldura. Sua envoltória será composta por painéis translúcidos e opacos que definem escala e ritmo ao longo da fachada.
O projeto incluirá espaços culturais, como áreas de exposição, biblioteca e auditório, além de restaurantes, cafés e uma agência de correios. O edifício tem conclusão prevista para 2025.
Via Snøhetta