A Fundació Mies van der Rohe e a Creative Europe anunciaram os quatro vencedores do Young Talent Architecture Award YTAA 2020 e da edição asiática do YTAA 2020.
Criado em 2016, o YTAA “apóia o talento de arquitetos, urbanistas e paisagistas recém-formados que serão responsáveis pelo futuro de nosso ambiente construído.” A terceira edição do Young Talent Architecture Award contou com 382 projetos de graduação, desenvolvidos por 478 estudantes de 155 escolas oriundas de 36 países europeus, além do Brasil, Chile e México, que participaram como países convidados.
Sobre os vencedores e participantes, Martine De Maeseneer, presidente do júri do YTAA 2020, comentou:
Ficamos impressionados ao ver como os estudantes não têm medo de enfrentar as questões importantes, como mudanças climáticas, migrações, uso da água, transformações de longo prazo, além de temas sensíveis, como locais de sepultamento e culto religioso.
Os vencedores do YTAA 2020 são:
OASI / Álvaro Alcázar Del Águila + Eduard Llargués + Roser Garcia + Sergio Sangalli
Universitat Politècnica de Catalunya - Barcelona Tech, Espanha
Off the Grid / Willem Hubrechts
University of Leuven, Bélgica
Stage for the City / Monika Marinova
London Metropolitan University, Reino Unido
Three places to inhabit the mountain range in the Maule region / Pía Montero + Maria Jesús Molina + Antonia Ossa
University of Talca, Chile
Os vencedores da edição asiática do YTAA 2020 são:
Yulgok street / JiSoo Kim
Hanyang University (SOA), Coreia do Sul
The Wall / Peiquan Ma + Yuan Liu + Jing Cheng + Yuxuan Liang + Zi'ang Li
Tianjin University, China
Mending the gap: Landscape conservation for the island of Aliabet / Shreeni Benjamin
CEPT University, Índia
O júri do YTAA 2020 foi composto pela presidente Martine De Maeseneer, na companhia de Oleg Drozdov, Juliet Leach, Rosario Talevi e Bet Capdeferro. Para a edição asiática, o júri foi formado pela presidente Momoyo Kaijima, na companhia de Minsuk Cho, Chitra Vishwanath, Li Xiangning e Eduard Kögel.
A exposição com os vencedores do YTAA 2020 será inaugurada no dia 22 de maio de 2021, no Centro Cultural Europeu - Palazzo Morain Venice, como evento paralelo da Bienal de Veneza 2021. Como nas edições anteriores, os resultados do YTAA serão apresentados em uma exposição itinerante que iniciará sua jornada por universidades de todo o mundo em novembro de 2020.