-
Arquitetos: Architectengroep PSK, UAU Collectiv
- Área: 2143 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Philippe van Gelooven
-
Fabricantes: Kalwall®, Nelissen, OWA GMBH, Polypane Glasindustrie NV
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nelissen Bricks é uma fábrica de pedras e tijolos adjacente a uma pedreira em operação desde 1921. A empresa passou de um pequeno estabelecimento familiar a um moderno empreendimento internacional. O rápido crescimento e a ambição de se apresentar como o pioneira absoluta na indústria de tijolos exigiram um edifício de alto desempenho em que todos os produtos pudessem ser exibidos de forma profissional. A ambiciosa trajetória se traduz em um acúmulo de 3 volumes em uma construção complexa e inovadora.
Conceito
O térreo em forma de "U" se abre para a rua e simboliza a transparência. Logicamente, a recepção e vários postos administrativos encontram aqui o seu lugar. O nível superior tem a forma de um paralelogramo com um espaço aberto no meio. Este nível do showroom permite um tour pelo espaço aberto. O último andar abrigará novamente os serviços administrativos em forma de "U" que se abre para o canteiro industrial. Ao posicionar esses três volumes de forma escalonada, um sobre o outro, o espaço interno e externo parecem se fundir.
O complexo é o novo cartão de visita da empresa e a imagem internacional também se traduz no conceito de interiores. Num percurso museológico, o visitante descobre o tijolo como objeto de arte, tanto no real como no virtual.
Experiência
A quarta geração desta empresa familiar deseja criar uma experiência marcante na posição central no novo edifício. Experiência para os visitantes, mas certamente também para os seus funcionários administrativos. No processo de projeto preliminar, um estudo de programa com base em todos os serviços e funcionários foi desenvolvido. Os locais de trabalho existentes foram evoluindo e nos workshops diversos cenários foram delineados. Isso resultou, além de um acúmulo arquitetônico, também um acúmulo programático de várias funções.
Assim, o departamento de serviços internos no térreo recebe um lugar central na forma de um escritório paisagístico aberto. Além do caráter aberto, também há privacidade suficiente e isso em um ambiente aconchegante. Os materiais de alta qualidade ajudam a criar um escritório como um marco de uma empresa familiar se orgulha da trajetória seguida. O clima familiar também chama a atenção por meio do painel na área de espera. Aqui todos os funcionários são apresentados ao visitante. Os vários fluxos de visitantes estão separados no térreo. Existe, por exemplo, uma entrada separada para os motoristas que são recebidos cordialmente na recepção com café.
O showroom do primeiro andar tem um percurso museológico, mas, além disso, são criadas várias opções de consulta de acordo com o tipo de abordagem que se deseja ter. As estruturas de consulta são alternadas com uma área de oficina e também um bar espetacular que constitui um importante ponto de encontro para a Nelissen Bricks. Além do aspecto tátil dos tijolos, a experiência também é estimulada pela jornada de experiência digital do cliente. Um aplicativo especial foi desenvolvido para percorrer o showroom e indicar as peças favoritas. Além do aplicativo, há também várias telas sensíveis ao toque, o que faz com que, ao final de uma visita à Sala de Experiência (Brickxperience), o visitante tenha uma visão geral da seleção pessoal de peças. Em uma tela de 180° esta seleção pode ser implementada em um modelo arquitetônico para visualizar o todo e, mais uma vez, impressionar.
O último andar abriga a maioria dos escritórios em um ambiente aberto com paredes de vidro. A transparência desempenha um papel importante, tanto na arquitetura quanto no ambiente de trabalho. Os vários escritórios são projetados de forma aconchegante com nichos abertos para itens pessoais ou decoração. Além disso, há dois vestiários neste andar.