O 2 Finsbury Avenue, primeiro projeto do escritório 3XN no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o GXN, consiste em um complexo arquitetônico composto por um embasamento de 12 pavimentos e duas torres – a East Tower com 35 pavimentose a West Tower com 20. O projeto será construído no bairro de Broadgate, próximo à movimentada estação intermodal Liverpool Street Station. Este primeiro projeto compõe uma ampla iniciativa de transformar a área em uma atrativa região de uso misto.
A intenção da regeneração do bairro de Broadgate é estabelecer novas intervenções e redefinir espaços. Considerando essa visão ampliada, o projeto da 3XN propõe um novo empreendimento inspirado na própria região. Audun Opdal, um dos sócios prioritários do 3XN e arquiteto responsável pelo projeto, afirma que "o bairro oferece uma enorme variedade de atividades, espaços públicos e também espaços de escritórios, restaurante e lojas, características que nós queríamos introduzir no nosso projeto".
Estamos extremamente gratos e felizes por sermos escolhidos para projetar o 2 Finsbury Avenue em Broadgate. Desenvolvemos, juntos com as entidades públicas responsáveis, um projeto que demonstra que ambições arquitetônicas e de desenvolvimento podem se unir em um edifício voltado para o futuro.
Kim Herforth Nielsen, Fundador e Diretor da 3XN.
Gerando aproximadamente 450 mil metros quadrados de espaços para escritórios, comércio e restaurantes, o projeto tem como objetivo aproximar pessoas que pretendem trabalhar, fazer compras, tomar drinks e jantar. A proposta consiste em uma série de volumes, interconectados por espaços livres, jardins e outras amenidades. O padrão triangular, derivado da estrutura do edifício, destaca os vazios e a estética do edifício, bem como sua geometria, a qual cria um padrão de sombreamento que minimiza a necessidade de ar condicionado e permite que a luz solar interaja com as superfícies envidraçadas. Acabamentos diferentes foram introduzidos com o objetivo de garantir diferentes níveis de transparência.
Projetado em colaboração com os engenheiros da GXN, o edifício garante flexibilidade para futuras necessidades. Os espaços de trabalho são intercalados com jardins e terraços que inspiram criatividade e permitem a sociabilização e colaboração entre os trabalhadores. Uma rota de acesso traçada por debaixo do edifício conecta o empreendimento ao seu entorno, criando um novo caminho entre a Eldon Street e a Sun Street. A fachada ativa na Sun Street e na Wilson Street irá aumentar o acesso do público.
Trabalhamos próximos à British Land, entidade pública responsável, para conceber um edifício elegante e acessível que coloca as pessoas em primeiro lugar. O projeto combina espaços de trabalho individuais com uma variedade de espaços no entorno que resguardam o bem estar e a sociabilidade do funcionário, buscando inspira-los a engajar uns com os outros de forma criativa.
Audun Opdal, Arquiteto Sócio da 3XN e Responsável pelo Projeto.
Foram empregados uma série de iniciativas ambientais no projeto, com o objetivo de conquistar o selo Net Zero Carbon, voltado à construção e operação, e também a certificação ‘Outstanding’ da BREEAM. Alinhado com as estratégias de sustentabilidade da British Land, entidade pública ligada ao governo local e responsável pelo projeto, as "reduções de carbono incorporadas ao projeto são buscadas por meio da otimização estrutural das torres, das estratégias de economia circular e também do emprego de materiais de baixo carbono. Estratégias de soluções passivas são empregadas para minimizar a demanda de aquecimento e resfriamento, maximizando o valor das tecnologias renováveis e de baixo carbono."
- Escritório de Arquitetura: 3XN
- Instalações e Estruturas: Ramboll
- Projeto Executivo: Adamson Associates
- Transporte Vertical: SWECO
- Consultoria de Inovação: GXN
- Consultoria de Sustentabilidade: Atelier Ten
- Consultoria de Planejamento Urbano: DP9
- Consultoria de Orçamento: Core Five
- Gestor do Projeto: Gardiner & Theobald
- Construtor: Sir Robert McAlpine