Etherea, a instalação projetada por Edoardo Tresoldi para o festival Coachella em 2018, desembarcou em Roma para o Back to Nature, um projeto expositivo com curadoria de Costantino d'Orazio. A grande escultura translúcida feita de malha metálica dialogará com as árvores do Parco dei Daini, em Villa Borghese, até 13 de dezembro deste ano.
A instalação de arte contemporânea foi redesenhada para a ocasião, que é a primeira exposição pública de Tresoldi em Roma. Investigando “a poética do diálogo entre o homem e a paisagem, utilizando a linguagem da arquitetura como ferramenta expressiva e de interpretação dos lugares”, o artista italiano é conhecido por explorar a transparência das malhas metálicas, um elemento que permite diluir os limites perceptíveis da matéria.
Com obras construídas em espaços públicos, parques e festivais em todo o mundo, Edoardo Tresoldi centrou o seu trabalho no estudo dos elementos da paisagem. Em 2016, o artista foi o responsável pela restauração da Basílica Paleocristiana de Siponto, que recebeu a Medalha de Ouro da Arquitetura Italiana 2018, o mais prestigioso prêmio da categoria, instituído pela Triennale Milano.
Reunindo um conjunto de instalações realizadas por artistas de renome internacional, como Edoardo Tresoldi, Andreco, Mario Merz, Davide Rivalta, Grazia Toderi e Nico Vascellari, Back to Nature tinha início previsto para 22 de abril deste ano, mas foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.
Uma novidade na programação cultural da capital italiana, a exposição é o primeiro projeto que emprega instalações de arte contemporânea como parte de uma estratégia de valorização dos parques históricos da cidade.