Falar de arquitetura e redes sociais é lembrar, imediatamente, do Instagram. O aplicativo, lançado em 2010, desde o princípio se caracterizou por associar o compartilhamento de fotos a funcionalidades típicas das redes sociais. O sucesso foi extraordinário e em questão de horas após o lançamento já figurava como o aplicativo gratuito de fotografia com maior número de downloads. Em dois meses, o número de usuários cadastrados superava a marca de um milhão.
Grande parte deste sucesso envolve a facilidade de edição e compartilhamento de fotos, impulsionadas pela evolução dos recursos tecnológicos de celulares focados na qualidade das imagens captadas pela câmera. Mesmo que inicialmente voltada à interação social, a rede foi percebida por diferentes nichos profissionais como uma excelente ferramenta para negócios. Foi o caso para o mercado de arquitetura, o qual sempre contou com o poder da imagem como forma de divulgação do trabalho do arquiteto.
Seja para captar clientes, conseguir parceiros de negócio ou simplesmente fidelizar o público com postagens sobre bastidores de obras e projetos, o mundo da arquitetura está cada vez mais presente na rede social. Também o ambiente acadêmico se utiliza da enorme rede de conexões para promover eventos e divulgar diferentes produções; e não faltam perfis dedicados a informar sobre a obra de grandes arquitetos, democratizando conhecimentos muitas vezes restritos ao meio científico.
Mas o bom desempenho na plataforma não depende somente da qualidade do trabalho publicado. Há muito a se aprender sobre recursos, frequência e experiência de uso do seu público alvo para poder explorar a ferramenta de forma eficiente e profissional. Um pouco deste conhecimento foi o que os nossos convidados trouxeram para esta conversa. A arquiteta Amanda Ferber, criadora do perfil Architecture Hunter, contribui com a experiência de quem tem mais de 2 milhões de seguidores em diversos países; também o arquiteto Luiz Paulo Andrade nos conta sua mudança de percepção, quando viu seu negócio ganhar novo alcance ao passar a se dedicar mais à construção do seu perfil, ultrapassando atualmente os 30 mil seguidores.
Com transparência, os arquitetos comentam sobre quais estratégias abordam em suas postagens, dicas sobre como organizar o feed e sobre periodicidade de engajamento com o público, entre outras informações privilegiadas que efetivamente resultam em maior visibilidade para a empresa ou profissional. Em tempos de intensa atividade digital, também as tendências trazidas por novos recursos dentro da plataforma foram abordadas no episódio. Não deixe de ouvir e prepare-se para olhar para as redes sociais com outros olhos.
Ouça a entrevista completa aqui.
Texto por Aline Cruz.