O escritório David Chipperfield Architects e o paisagista Enzo Enea projetaram um retiro residencial de luxo nas margens do Lago Scharmützelsee, na Alemanha. Batizado de Marina Apartments, o projeto foi desenvolvido para o Artprojekt Group e mostra uma cuidadosa relação com a paisagem natural, abrindo-se para o bosque adjacente e a orla do lago
Formalmente, o Marina Apartments faz lembrar os blocos residenciais do início do modernismo alemão, nas primeiras décadas do século XX. Segundo a equipe, o conjunto faz referência ao período de fundação da colônia de casas de campo Saarow-Pieskow, projetada por Ludwig Lesser. O conjunto é composto por cinco estruturas cúbicas imersas em uma floresta de pinheiros que se estende até o lago. David Chipperfield observa que, neste caso, "a localização é mais importante do que a arquitetura."
Quatro das cinco estruturas verticais abrigam 45 apartamentos de férias, enquanto que o quinto bloco contará com oito unidades de luxo. Os edifícios são parte de um plano diretor promovido pela Artprojekt que busca requalificar a orla do lago.
Para o projeto paisagístico, Enzo Enea quis criar uma paisagem artificial em meio ao bosque. "As intervenções de jardinagem com bordo japonês nos pátios, com sua ornamentação de folhas coloridas, buscam contrastar com o bosque de coníferas", comenta Enea.
As obras do Marina Apartments têm início previsto para 2021.
Via Artprojekt Group