O escritório de arquitetura de Sir David Adjaye acaba de divulgar detalhes de seu projeto para o Memorial dos Mártires na cidade de Niamey, na região sudoeste do Níger. Concebido para homenagear as vítimas da luta contra o terrorismo nas fronteiras sul e oeste do país, o Memorial dos Mártires é de fato “a documentação tangível da luta contínua contra os extremistas e da perda de milhares de soldados ao longo desta árdua batalha em busca de paz para seu povo”.
Com um projeto que abrange desde a arquitetura e paisagem até os mais ínfimos detalhes, a Adjaye Associates desenvolveu a proposta de um Memorial de 4000 m² para a cidade capital do Níger, incluindo uma nova praça e um espaço cívico multiuso. Implantado em pleno coração de Niamey, em um terreno elevado de proporções triangulares, o desenho do Memorial “aproveita de sua localização específica para dar forma à um plano suavemente inclinado, emoldurando o monumento contra o azul do céu de Niamey—criando assim uma experiência única que convida os visitantes a uma reflexão contemplativa”.
Desenvolvido em colaboração com Steensen Varming, responsável entre outras coisas, pelo projeto luminotécnico e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis, o Memorial dos Mártires opera como “um labirinto de abstração”, onde a luz, as sombras e a sua geometria desempenham um papel fundamental na experiência do usuário. Além disso, a sensação de desorientação no interior do edifício é amplificada pela presença de uma floresta de pilares de 20 metros de altura que ultrapassam a cobertura do memorial para mesclar-se com as copas das árvores que flanqueiam o terreno, criando um jogo de luz e sombra capaz de transformar o Memorial em “uma espécie de espaço sagrado que tanto presta homenagem aos mortos quanto atuam à serviço dos vivos”.
De acordo com a equipe de arquitetos da Adjaye Associates, “cada pilar atua como um símbolo das vidas perdidas, uma estrutura que marca a ascensão ao céu ao mesmo tempo que encontra-se profundamente enraizada em seu contexto específico. À noite, feixes de luz são projetados para o mesmo céu, marcando a sua presença no horizonte da cidade, atuando tanto como uma homenagem às vidas perdidas quanto como um novo marco urbano na paisagem de Niamey”.
O Memorial dos Mártires procura aproximar o domínio sagrado do profano de uma forma envolvente. [...] Por meio da interação entre ausências e espaços vazios, o Memorial dos Mártires se transforma em uma espécie de ambiente sacro – um momento intermediário para uma reflexão significativa sobre o passado ao mesmo tempo que aponta para a esperança de um futuro melhor. -- Adjaye Associates
Procurando adaptar-se ao clima específico da África Subsaariana, o projeto cria um espaço cívico flexível e multiuso abrigado e protegido, proporcionando um momento de trégua ao calor extremo característico destas latitudes. De forma complementar, os pilares operam como uma espécie de chaminé térmica, absorvendo o calor do sol para potencializar o efeito chaminé no interior do edifício. “Construído com materiais robustos que tanto contribuem para o efeito sensorial tátil do espaço, o edifício encontra-se protegido e isolado, proporcionando um ambiente agradável onde os visitantes podem permanecer e desfrutar de um momento de pausa e reflexão”. Desta forma, a estrutura do edifício praticamente prescinde de manutenção, tendo o concreto como seu material primário. Por fim, perfurações geométricas na fachada servem como um filtro de luz, controlando a iluminação no interior do edifício.