Refletindo sobre a atual situação global, a Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) reinventou sua edição de 2021 buscando fomentar debates sobre a “interseção da arquitetura e do design com questões críticas como saúde, sustentabilidade, equidade e justiça racial”. A Bienal também nomeou David Brown, designer, pesquisador e professor da Escola de Arquitetura da Universidade de Illinois, como o Diretor Artístico da quarta edição, intitulada The Available City [A Cidade Disponível].
Questionando o impacto que o espaço coletivo pode ter nas cidades hoje, The Available City será inaugurada em setembro de 2021 e contará com uma programação pública gratuita em diferentes bairros de Chicago e em plataformas digitais. Espalhada pela cidade, a Bienal busca enriquecer o espaço público, ampliando e apresentando ideias inovadoras sobre design, construção de comunidades e criação de lugares criativos, segundo a prefeita, Lori E. Lightfoot.
A partir de um inventário dos lotes vazios na cidade, a quarta edição da Bienal de Chicago explora a estrutura da Cidade Disponível em um plataforma global, “envolvendo projetos e práticas locais e internacionais que refletem novos conceitos para o espaço compartilhado e o agenciamento coletivo na cidade”.
Plataformas como a Bienal oferecem um espaço único para explorar e experimentar novas ideias e projetos. [...] Desde 2015, as colaborações com o CAB ajudaram a moldar a Cidade Disponível e estou ansioso para ver como esta próxima fase do projeto trará novas perspectivas para o meu trabalho com organizações comunitárias e moradores, ao mesmo tempo que aprofunda o debate – amplificado pelas questões atuais – sobre o papel que o espaço coletivo pode ter nas cidades de todo o mundo hoje. – David Brown.
Voltando sua atenção para inovações no campo da arquitetura, a CAB explorou, nas três primeiras edições, projetos desenvolvidos por mais de 350 arquitetos, designers e artistas de mais de 40 países. Para 2021, a Bienal “irá imaginar possibilidades novas e estimulantes para ativar espaços em toda a cidade, expandindo o acesso à arquitetura e design e envolvendo novas vozes”.
Entre seus parceiros locais e globais, a CAB irá colaborar mais uma vez com a Danish Arts Foundation (DAF) para promover o intercâmbio mútuo entre estas instituições através de um trabalho encomendado que responderá diretamente aos temas da edição.
A CAB terá início em 27 de outubro com um debate online entre o artista Walter Hood, participante da edição de 2019, e o diretor David Brown.