Stefano Boeri divulgou imagens de seu mais recente projeto, uma instalação circular de madeira intitulada TREE-ROOM. Concebida para aproximar “o homem da natureza, oferecendo um lugar para meditação e contemplação", a instalação faz parte do festival Arte Sella e será construída no jardim da Villa Strobele em Val di Sella, no norte da Itália.
Integrando-se à seu contexto específico, adaptando-se à natureza e a vegetação existente, o TREE-ROOM se apresenta em forma de uma estrutura circular de 12 metros de diâmetro, incorporando três árvores em seu centro e remetendo a grande floresta do Val di Selva que foi varrida pela tempestade de Vaia, no dia 29 de outubro de 2018. De fato, a instalação criada por Stafano Boeri “parece flutuar sobre a paisagem evocando uma imagem típica cíclica da Natureza, [...] ressaltando uma nova aliança entre a natureza e os seres humanos”. O TREE-ROOM foi concebido em vários níveis desde onde é possível admirar toda a beleza da natureza. Como um espaço aberto ao publico, a instalação de Boeri opera como um teatro ao ar livre, a instalação visualmente permeável composta por um jogo de luzes e sombras.
Um espaço habitado por três árvores [...] Um lugar onde você pode entrar – e sentir a presença de algo maior, algo que nos conecta com as árvores que estão ali: sentimos a presença de suas vidas e de seu tempo, sua inteligência e percepções, seu movimento e estabilidade. Ou, por outro lado, quando nos sentamos de frente para elas, podemos perceber tudo aquilo que temos em comum com a própria natureza: nossas afinidades biológicas e orgânicas, a individualidade de cada um de nós, de cada espécime. A instalação é apenas um convite, uma oportunidade para confrontarmos também, a nossa própria natureza. -- Stefano Boeri.
Utilizando principalmente madeira certificada FSC e PFSC, a instalação estará apoiada sobre uma plataforma de fundação em chapas de aço corten, que parece brotar do solo fornecendo apoio à estrutura de madeira de larício rosado natural. Os elementos verticais, por outro lado, receberão um tratamento a base de óxido de ferro e vinagre de maçã, um processo natural de selagem de madeira que resulta no escurecimento das superfícies de tons claros do larício, criando “uma maior sensação de profundidade e conferindo à estrutura um forte dinamismo”.
Trabalhado em colaboração com alguns dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea e contando ainda com a orientação do Professor Marco Imperadori da Politécnica di Milano, desde 2017 a Arte Sella já contou com a participação de ilustres personagens como Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Eduardo Souto De Moura e Ian Ritchi. TREE-ROOM será a mais nova adição permanente ao Val di Sella, projetado por nada mais nada menos que um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea italiana, Stefano Boeri.
- Projeto: Stefano Boeri Interiors
- Sócio Responsável: Stefano Boeri e Giorgio Donà
- Gestor de Projeto: Jacopo Abbate
- Equipe: Esteban Marquez, Giovanni Nardi e Pierpaolo Pepi