-
Arquitetos: studio de.materia
- Área: 332 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ONI studio
-
Fabricantes: Aluprof, Foscarini, LABRA, Thermory
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estas duas pousadas estão localizadas em Karpacz, na Polônia, mas precisamente perto de Śnieżka - o pico mais alto de Karkonosze e o destino turístico mais popular na área, nas imediações do Parque Nacional Karkonosze. As estruturas geminadas estão localizadas em um terreno de 3670 metros quadrados. A primeira, de 446 metros quadrados, abriga oito apartamentos independentes. A segunda, de 565 metros quadrados, contém sete apartamentos e uma garagem subterrânea adicional. Cada apartamento é composto por uma cozinha e área para refeições, uma sala de estar e um quarto separado.
As orientações foram fornecidas por clientes visando valores estéticos e materiais de alta qualidade. Além do mais, um requisito importante foi adaptar o projeto para uma operação livre de manutenção. A recepção tradicional foi substituída por um sistema totalmente automatizado de reserva e admissão online.
A origem do conceito arquitetônico, design e acabamento externo é a arquitetura histórica de abrigos e casas de montanha feitas em madeira de Karkonosze na virada dos séculos XIX e XX. Foi influenciada tanto por razões formais como pelo desejo de se enquadrar nas tradições regionais no que diz respeito ao patrimônio e homogeneidade. A base de pedra maciça, construção em enxaimel exposta, empenas cobertas com tábuas de madeira, telhados cobertos com telhas de madeira - todos esses elementos são refletidos de uma forma atualizada.
A estrutura de concreto dos dois andares inferiores é coberta com pedra gnaisse. Formadas à mão peça a peça, as pedras foram cuidadosamente compostas de acordo com o caráter definido no projeto. A base de pedra sólida cria um volume maciço e lógico para uma estrutura de madeira muito mais leve nos andares superiores. O envidraçamento de grande formato expõe a estrutura interna da madeira que lembra uma construção do tipo enxaimel em sua composição. Espetaculares vidraças são revestidas com brises verticais de madeira para fazer referência a empenas de madeira típicas da região. As fachadas do pavimento superior e o telhado são revestidos com o mesmo material -madeira modificada thermowood. Tal expressão, aparecendo também como forma da quinta fachada, se relaciona visualmente com o tradicional revestimento de telhas de madeira.
Complementada por concreto e granito, a madeira é também o principal material que define o interior dos apartamentos. As paredes internas do subsolo e dos apartamentos do térreo são feitas em concreto. O primeiro andar e o subsolo são compostos por compensados madeira seguindo a divisão das fachadas. Graças aos vidros de altura total, os apartamentos abrem-se para as vistas da paisagem circundante. Os hóspedes dos apartamentos no lado leste apreciarão a vista da floresta vizinha. As janelas dos lados sul e oeste fornecem um panorama de Karkonosze e do visível pico Śnieżka com uma silhueta reconhecível do observatório meteorológico localizado em seu topo.