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Arquitetos: Architectopia, Arkitekter Uten Grenser, Jan Kazimierz Godzimirski
- Ano: 2019
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Fotografias:Jan Kazimierz Godzimirski
Descrição enviada pela equipe de projeto. Eco Moyo é uma instituição de caridade norueguesa / queniana que trabalha para melhorar a qualidade de vida de crianças carentes. Hoje, a organização oferece educação gratuita para mais de 200 crianças na aldeia de Dzunguni, que está localizada em uma área rural na região costeira do condado de Kilifi, no Quênia. Nos últimos 5 anos, a escola tem sido administrada por doações recebidas de patrocinadores individuais. A iniciativa exclusiva baseada em artistas - "Leilão Eco Moyo" é uma arrecadação de fundos anual iniciada pelo artista da equipe Martin Whatson e o colecionador de arte Fredrik B. Haukebøe, o maior contribuidor do projeto.
Ao longo do crescimento da escola, vários volumes únicos surgiram através de um conjunto de diferentes colaborações entre instituições norueguesas e a força de trabalho local na aldeia circundante. No outono de 2019, Arkitekter uten grenser Norge (AUG), Architectopia, Jan Kazimierz Godzimirski e Eco Moyo se uniram para projetar e construir duas novas salas de aula de jardim de infância para a escola.
Durante o processo de projeto, foi importante usar o conhecimento local e os recursos disponíveis nas proximidades da escola: pedreiros locais foram contratados para construir a base e carpinteiros tradicionais foram contratados para a estrutura de madeira. A madeira veio de uma floresta de casuarina próxima, e as pedras de coral usadas na fundação também foram extraídas nas proximidades.
Os dois principais materiais de construção inspiraram um projeto constituído por duas superfícies horizontais e paralelas emolduradas por 3 paredes opacas e 2 telas que definem o espaço de atividade principal de cada volume: o piso de concreto desce gradualmente em direção à paisagem existente e o teto de sisal se estende para fora em todos os quatro lados de cada bloco. O espaço amplo torna-se um local de transição onde várias atividades podem ocorrer ao mesmo tempo. Por exemplo, em frente ao campo de futebol existe um conjunto de duas passarelas que podem ser utilizadas para assistir aos jogos. O ligeiro deslocamento dos dois volumes cria mais um espaço ainda que se torna um ponto de encontro natural.
Os telhados de metal corrugado em cada edificação são uma estrutura simples, mas eficaz. As colunas estendem-se para cima sustentando quatro vigas de madeira que, por sua vez, são recobertas por estruturas mais delgadas que suportam as chapas de metal. A inclinação simples e ininterrupta se abre em direção ao vento predominante, o sul. Os tetos cobertos de sisal retêm o calor que irradia permitindo um espaço fresco e ventilado abaixo. Os dois telhados também se inclinam em direção às caixas d'água 2 + 3 e podem armazenar até 25.000 litros de água, o que é muito necessário na estação seca. As estruturas para os tanques de água limitam o grande espaço aberto atrás do jardim de infância.
Além disso, o espaço interno é definido por duas telas de sisal e três paredes de makuti, um material de palha local feito de folhas de palmeira secas. Essas telas fornecem privacidade às salas de aula, preservando alguma conectividade com a paisagem circundante, natureza ou arbustos. As paredes makuti, por outro lado, protegem o interior das fortes chuvas e ao mesmo tempo fornecem superfícies práticas para móveis ou para a realização de trabalhos dos alunos.