-
Arquitetos: XDGA - Xaveer De Geyter Architects
- Área: 33000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:XDGA - Matthias Van Rossen
-
Fabricantes: Allard & Fils, Alphenberg Leather, AutoDesk, Axioma Lighting, Blitta Gevelsystemen, Ceramica Vogue, Clestra Hauserman, IMW, Lindner, Metalprojects, Modulyss, Mullerafbouwgroep, Schüco, Sikafloor, Transportbeton
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício substitui um complexo de edifícios modernistas que costumava ocupar todo o terreno e não podia ser adaptado aos padrões de sustentabilidade atuais. Como o centro da cidade de Antuérpia tem poucas superfícies verdes públicas, a transformação do local de uma área meramente privada, mineral e de infra-estrutura em um jardim público é um requisito crucial do edital do concurso. Cercado por fragmentos de verde público, o lote é fundamental para a formação de um parque maior e coerente. Outra demanda - contraditória - era manter um pavilhão representativo mais recente, que se apresenta como um obstáculo entre os fragmentos.
Ao situar o programa completo em um volume compacto de um pavilhão, esta frente é cortada e a entrada principal é trazida para perto da rua. Este grande volume, entretanto, divide o parque em um jardim frontal e um jardim posterior. Finalmente, ao organizar a planta ao redor de um de seus cantos ao se elevar, o edifício se desloca em direção ao centro; os edifícios vizinhos existentes são respeitados e emerge uma forma escultural.
Durante o processo de projeto, o edifício do pavilhão foi substituído por um volume envidraçado para abrigar a parte do congresso e da parte expositiva do programa requisitado. O edifício é concebido como uma estrutura de ponte sobre e através do pavilhão. No centro da planta, uma grande treliça de aço se estende de um núcleo para o outro.
Além disso, mais duas treliças estão integradas nas paredes laterais de concreto e sua triangulação define a forma das aberturas das janelas. Depois, esta forma de janela é aplicada em todo o edifício, pois se revelou muito eficiente em relação ao equilíbrio ideal entre acesso à luz do dia e superaquecimento pelo sol. A fachada opaca é revestida em mosaico circular de vidro branco, enquanto o pavilhão é uma caixa totalmente transparente ao parque.