A Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2020 anunciou os projetos vencedores do Prêmio Oscar Niemeyer 2020 de Arquitetura Latino-Americana.
Este prêmio surgiu como uma das iniciativas fundamentais da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina – REDBAAL para reconhecer o melhor de sua produção arquitetônica em um momento de indiscutível valorização e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional.
O Comitê Internacional de Jurados para o Prêmio ON, formado por Diane Gray, César Shundi Iwamizu, José Luis Cortés, Juan Articardi, Isaac Broid e Carlos Bedoya, elegeu os seguintes projetos:
Primeiro Lugar
Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos
"Assim como acontece em outros espaços com grande vocação cívica, como a ágora de Assos na Grécia, ou a Praça de San Marco em Veneza, privilegia-se a construção do vazio em relação à construção de edifícios isolados. Espaços com alta vocação pública, onde se cria e se 'carrega' um vazio de forma que ele se transforme em um catalizador da vida pública. Para alcançar esses objetivos, propusemos uma praça pública que articula a cidade com o parque, limitada em seus lados maiores (norte e sul) pelo novo edifício municipal. Este novo espaço público, inexistente na chamada do concurso, se transforma no centro do projeto. Um vazio urbano que permite uma ampla gama de situações e eventos, sejam individuais ou coletivos."
Segundo Lugar
Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos
Terceiro Lugar
Edifício de salas de aula UDEP / BARCLAY&CROUSSE Architecture
Menção
Capela Ingá-Mirim / messina | rivas
Menção
Escola Rural Produtiva / Bachillerato Rural Digital No.186 + Comunal Taller de Arquitectura