-
Arquitetos: Crahay & Jamaigne
- Área: 113 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Laurent Brandajs
-
Fabricantes: EPDM, Forbo Flooring Systems, Sapa Building System International NV, Trespa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido à orientação do sol e à configuração inclinada do terreno, o projeto propõe um conceito diferente da habitação tradicional. A entrada da casa se dá por um nível semi-enterrado com ligação à rua (entrada / chapelaria / adega / garagem para um carro / depósito de bicicletas / jardim) e as áreas sociais estão localizadas no primeiro pavimento (sala de estar / cozinha dos fundos / área para cães / recreação para as crianças). No piso superior, (dormitórios / closets / banheiros) é possível acessar os fundos do jardim através de uma passarela ligeiramente inclinada. Ela permite que as crianças cheguem diretamente ao nível do campo. Os dois lavabos são acessados um em cada patamar da escada.
A construção se encaixa perfeitamente na inclinação natural do terreno. No térreo, a casa fica parcialmente enterrada e protegida do superaquecimento pelo primeiro andar. Na parte externa é criado um corredor que contorna a casa levando até o jardim. O paisagismo e tratamento do terreno na face voltada para a rua possibilita espaço para estacionamento de dois a três veículos para visitantes.
O projeto foi pensado visando a sustentabilidade e economia de energia (materiais, isolamento e técnicas construtivas), tanto nos recursos quanto nos métodos de construção, a curto e longo prazo.