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Arquitetos: ZAmpone Architectuur
- Área: 2695 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Tim Van De Velde
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Fabricantes: Desso, Metsa Woods, Showtex, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A agência de criação BBDO ocupa um grande edifício patrimonial em Sint-Jans-Molenbeek (Bruxelas). A primeira renovação dos armazéns na parte posterior do edifício, transformando-a em um espaço de escritório, foi feita em 1999. Como resultado de uma série de reorganizações internas da empresa, a BBDO encomendou à ZAmpone o desenvolvimento de um novo conceito espacial para seu escritório em Bruxelas.
De acordo com a realidade econômica atual, o uso eficiente do espaço e, portanto, uma maior capacidade, são condições importantes no novo projeto. Dessa forma, ZAmpone comemora o 'espaço aberto' de acordo com três princípios: dinâmica, acústica e luz solar.
Na 'nova forma de trabalhar' não é o espaço, mas o ser humano que se move e se adapta à situação: um usuário dinâmico em um edifício estático. ZAmpone não só cria um espaço que o torna possível, mas também propõe uma construção que viabiliza financeiramente o novo projeto: BBDO abandona os metros quadrados supérfluos, e espaços como recepção e refeitório.
Delinear e definir zonas ruidosas é um segundo princípio importante dentro do projeto. No 'espaço de trabalho aberto', o som é mantido sob controle, permitindo reuniões apenas nas células fornecidas. As conversas informais decorrem no restaurante, na escada e à volta dos espaços de circulação.
A luz do dia é um terceiro fator importante. É sabido que os colaboradores operam melhor em espaços com luz natural e com excelente vista sobre uma bela paisagem (urbana neste caso). Novos espaços de trabalho estão sendo organizados perto das janelas e ao redor do hall central. As salas de reuniões não possuem luz natural para limitar o tempo de ocupação. O 'aninhamento' de longo prazo é assim evitado.
É necessária uma intervenção básica para otimizar o projeto: a entrada principal é deslocada para a lateral do edifício, que está ligada ao estacionamento. O enorme hall no meio do edifício torna-se, portanto, mais do que apenas um espaço de circulação. O salão de três níveis, confere uma visão sobre o "coração" criativo da empresa.
A ortogonalidade do edifício é rompida com intenções diagonais. As zonas triangulares criam vistas novas e mais interessantes. A ideia diagonal também se manifesta nas grandes escadarias onde o CEO realiza uma reunião informal, inspirando discussões, apresentações e palestras, ou onde uma biblioteca anima a área de recepção.
O térreo acolhe funções coletivas que são partilhadas com outras empresas do edifício. O restaurante, a escadaria e as salas de reuniões são usadas coletivamente.
No primeiro andar, em torno do centro do edifício, o "coração" criativo da BBDO é visível desde todos os andares. O visitante é totalmente atraído para o funcionamento interno do escritório. Os outros serviços neste andar foram cuidadosamente organizados, as interações se desenvolvem automaticamente.
A equipe mais dinâmica da BBDO está alojada no segundo andar. Esses usuários revezam ao longo do dia entre diferentes serviços e equipes, portanto, a ocupação máxima nunca ocorre aqui.
Tomadas e pontos de internet são sempre um desafio para um conceito de escritório flexível. A ZAmpone projetou elementos tubulares móveis de aço entre as mesas que conduzem os cabos ao lugar certo. Eles também são usados nas divisórias e materiais acústicos. A única condição é que não impeçam a entrada da luz no espaço.
Os elementos de aço também definem zonas simplesmente como linhas. Uma planta suspensa, um cabideiro, uma luz: personalização e flexibilidade não se excluem, se complementam. O projeto teve sucesso em um diálogo muito próximo com o cliente. Criatividade e participação andam de mãos dadas.