O escritório britânico Foster + Partners apresentou seu projeto vencedor para um novo distrito urbano na China: o Guangming Hub, localizado na ferrovia de alta velocidade que conecta Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou. A proposta de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável oferece uma “cidade inteligente que respalda o fluxo de pessoas e bens com infraestrutura robusta, redes de transporte eficazes, serviços públicos confiáveis e vegetação exuberante”.
Usando as mais recentes ferramentas tecnológicas, a equipe de arquitetura desenvolveu um conjunto de diretrizes para o plano diretor. Integrando três linhas de metrô e uma estação ferroviária de alta velocidade pré-existente que passa pelo local, o projeto vencedor para o Guangming Hub está "bem conectado ao contexto onde se insere", afirma os arquitetos.
A proposta visa implantar uma rede de veículos autônomos de baixa velocidade em pistas compartilhadas com ciclistas e pedestres. Segundo Grant Brooker, chefe de estúdio da Foster + Partners, “o centro da cidade, com paisagismo generoso que pode ser percorrido a pé, se conectará perfeitamente a um sistema de transporte autônomo inteligente, combinando bem-estar e conveniência e criando um atrativo urbano vibrante para os bairros vizinhos”.
A ideia central é capitalizar a beleza natural do local, utilizando a paisagem exuberante para criar uma experiência interessante para visitantes e locais. Nossa proposta conecta o distrito por meio de uma rede de tráfego lento que oferece ligação fácil e eficiente ao Hub. Essas pistas compartilhadas garantem melhor acessibilidade em toda a extensão do plano diretor e disponibilizam uma plataforma pronta para soluções de transporte inovadoras para o futuro. – Young Wei-Yang Chiu, sócio da Foster + Partners.
Caracterizado por distâncias mínimas de caminhada, o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável maximiza áreas de paisagismo, equipamentos públicos e prioriza os pedestres no desenho urbano. Em relação aos sistemas de drenagem, o plano diretor integra áreas não pavimentadas, pavimento permeável e recursos de bio-retenção da água.
Sobre as estações de metrô e a linha de trem de alta velocidade, a Foster + Partners projetou um grande embasamento com terraços verdes escalonados que criam uma espécie de diálogo visual com a vegetação circundante.