Liu Yihuan, Zhang Xingwang e Lin Zichun, do Harbin Institute of Technology de Shenzhen, venceram o concurso de projeto para um memorial em homenagem à comunidade afetada pela Covid-19 em Wuhan, organizado pela plataforma DesignClass. Participaram 145 profissionais da arquitetura e design de dezenas de países.
O concurso contou com mais de cinco mil pessoas votando em seus projetos favoritos. De acordo com a equipe vencedora, o projeto premiado busca "homenagear aqueles que morreram e trazer consolo às famílias." A proposta consiste em uma série de cabines telefônicas instaladas nas comunidades de Wuhan. “Os falecidos abraçaram o sono eterno, mas seus aparelhos celulares ainda estão retidos pelas instituições de saúde. Trabalhadores comunitários recolherão os celulares daqueles que morreram, segundo o desejo das suas famílias”. A ideia é que aqueles que não perderam suas vidas possam recordar e homenagear os falecidos através dos dispositivos móveis destes, que agora estão conectados às cabines.
Cada cabine telefônica, feita de concreto e vidro, pode acomodar apenas uma pessoa. O conjunto será instalado na praça da comunidade, tornando-se um elemento interativo dentro do tecido urbano consolidado. Saiba mais sobre a proposta aqui.
Via DesignClass