Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto

Roterdã é uma cidade de história industrial que dependeu durante muito tempo de seu porto – um dos maiores da Europa. Transformações econômicas e sociais ao longo do século XX levaram ao abandono de parte de seu parque industrial e, nas últimas décadas, muitos destes equipamentos de grande escala passaram a abrigar programas comerciais e de entretenimento.

O exemplo mais recente é a antiga Fábrica Codrico, que receberá um novo plano diretor e edifícios projetados por Mecanoo, SHoP Architects, Office Winhov e Crimson Architectural Historians. Intitulado Codrico Terrain, o projeto visa celebrar o patrimônio industrial local e receber as mudanças para o futuro.

Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 2 de 8Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 3 de 8Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 4 de 8Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 5 de 8Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Mais Imagens+ 3

Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 2 de 8
Cortesia de ATCHAIN

As atividades industriais da fábrica serão realocadas e o plano diretor desenvolvido pela Powerhouse Company prevê a construção de um novo edifício icônico na orla, de frente para a antiga fábrica e o novo parque da cidade. O Codrico Terrain contará com uma torre projetada pelo SHoP, o novo edifício do cais, a antiga fábrica e uma nova estrutura ao lado desta.

Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 7 de 8
Cortesia de Filippo Bolognese
Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 6 de 8
Cortesia de Plomp

A proposta conta com 1.500 novas moradias de aluguel, 50% das quais acessíveis, além de escritórios, lojas, restaurantes e usos culturais no térreo. O empreendimento de uso misto ocupará um terreno de 190.000 metros quadrados.

Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto - Imagem 4 de 8
Cortesia de ATCHAIN

Equipe: Powerhouse Company, RED Company, Office Winhov, SHoP Architects, Mecanoo, Delva Landscape Architects & Urbanism, DVP, Crimson Historians & Urbanists, DLA Piper, George & Harrison, Build in Amsterdam, Anne van der Zwaag, Mees Ruimte & Milieu.

Via Powerhouse Company

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Mecanoo e SHoP convertem antiga fábrica no porto de Roterdã em conjunto de uso misto" [Powerhouse, Mecanoo and SHoP Join Design Team Reimagining Rotterdam's Rijnhaven] 09 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952802/mecanoo-e-shop-convertem-antiga-fabrica-no-porto-de-roterda-em-conjunto-de-uso-misto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.