O escritório Zaha Hadid Architects divulgou um projeto para o futuro da área portuária de Huanggang, que se tornará um hub para pesquisas científicas e colaborações na indústria. O plano diretor proposto estabelece “um importante nó do Corredor de Ciência e Tecnologia Guangzhou-Shenzhen”, por meio da requalificação do edifício portuário e da construção do centro nacional de inovação tecnológica.
Propondo um centro para indústrias voltadas à microeletrônica, desenvolvimento de materiais, inteligência artificial, robótica e ciências médicas, a proposta do plano diretor de ZHA para a área do porto de Huanggang define três distritos interconectados: o centro portuário, a área de inovação colaborativa e a zona residencial portuária.
Localizado no distrito de Futian, o plano diretor da Área Portuária de Huanggang contará com uma zona mista que abrange empreendimentos residenciais, escolas, equipamentos desportivos e instalações recreativas, bem como lojas e restaurantes. Cada conjunto de edifícios tem seu próprio núcleo com uma praça ao ar livre, garantindo "um cinturão verde de parques ao longo do rio Shenzhen".
Atualmente atendendo 300.000 pessoas todos os dias, na fronteira com Hong Kong, o projeto proposto visa gerar mais conexões diretas com seu entorno. A reconstrução da estrutura portuária permitirá que seus 1,67 quilômetros quadrados de estacionamentos e áreas de inspeção de carga “sejam convertidos em um centro nacional de inovação tecnológica [...] composto por centros de pesquisa científica e laboratórios, bem como um centro de conferências para sediar palestras, palestras e eventos que promovam a troca de ideias e a colaboração."
Além disso, a atual área de gestão e o modal de transporte público serão transformados no centro do distrito, incorporando escritórios e hotéis para cientistas e pesquisadores visitantes.
- Arquitetura: Zaha Hadid Architects (ZHA)
- Projeto: Patrik Schumacher
- Diretores de projeto: Charles Walker, Nils Fischer, Simon Yu
- Arquitetos associados: Jakub Klaska, Lei Zheng
- Equipe do concurso: Chun-Yen Chen, Marina Dimopoulou, Matthew Gabe, Stratis Georgiou, Rupinder Gidar, Charles Harris, Boyan Hristov, Jinqi Huang, Yen-fen Huang, Han Hsun Hsieh, Martha Masli, Xin Swift
- Instituto de Design local: East China Architecture Design and Research Institute (ECADI), Shenzhen Municipal Design & Research Institute (SZMEDI)