-
Arquitetos: MIA architecture
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Forbo Flooring, GRAPHISOFT, Naly, Saint Gobain Glass, Xinnix
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na construção de um volume destinado a acolher o escritório de arquitetura, uma sala de reuniões e instalações técnicas da MIA architecture. O volume foi implantado no prolongamento de uma casa existente, construída nos anos 70, em um ambiente fortemente arborizado. A linguagem arquitetônica segue a composição existente para a base (tijolos pintados, cabeceiras de alvenaria, altura). Nesta base foi sobreposta a “caixa de espelho”, que abriga as funções profissionais. O volume foi revestido com uma pele espelhada de forma a "desaparecer" no entorno.
Devido à elevada capacidade de reflexão deste revestimento, o novo edifício integra-se literalmente a paisagem. De forma quase surreal, o grande volume retangular do escritório dá a impressão, a partir do jardim, de uma imersão no espaço interior, através de um degrau na vegetação assentado sobre uma base de tijolos. As demais janelas estão escondidas atrás da pele translúcida (vidro SGG Mirastar®) e são apenas visíveis à noite.
O acesso é feito por uma passarela metálica, parecendo flutuar sobre a superfície gramada, que conduz a uma porta de madeira descoberta pela extrusão da pele do espelho na face noroeste. Do escritório, a ampla abertura para o jardim permite reduzir o limite interno/externo, de modo que sentimos-se imerso no ambiente.
O edifício foi construído sobre uma estrutura de madeira, com vigas em I de 30 a 36 centímetros de espessura e uma camada de isolamento, o que o torna particularmente eficiente em termos energéticos. A utilização deste princípio construtivo também permitiu reduzir o tempo de construção para cerca de 3 meses.