Alberto Campo Baeza acaba de adicionar mais um importante prêmio à sua já vasta coleção. O Prêmio Nacional de Arquitetura da España de 2020, consentido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano, foi outorgado ao arquiteto espanhol como reconhecimento à sua carreira como profissional e acadêmica.
O ministro espanhol, José Luís Ábalos, comentou em suas redes sociais a escolha de Campo Baeza como o galardoado deste ano: “Acabo de ter uma conversa com o arquiteto Alberto Campo Baeza, honrado com o Prêmio Nacional de Arquitetura de 2020, concedido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano em reconhecimento a sua sólida trajetória profissional, sua independência criativa e toda uma vida dedicada à docência.”
- Entrevista relacionada
Alberto Campo Baeza: “Fazer arquitetura é como arrumar um quarto, uma casa, uma cidade”
O Prêmio Nacional de Arquitetura é um reconhecimento outorgado todos os anos desde 1932. Entre os arquitetos laureados anteriormente encontram-se alguns dos principais personagens da arquitetura espanhola moderna e contemporânea como Francisco Javier Sáenz de Oiza (1946 e 1954), Alejandro de la Sota (1974), José Antonio Corrales e Ramón Vázquez Molezún (1948 e 2001), Miguel Fisac (2002), Juan Navarro Baldeweg (2014), Manuel Gallego Jorreto (1997 e 2008) e Rafael Moneo (1961 e 2015).
Nesta ocasião, a seleção foi realizada por um juri ilustre composto por nada mais nada menos que Álvaro Siza Vieira, galardoado pelo mesmo prêmio no ano passado, Manuel Gallego, Estrella de Diego, Elisa Valero, Carme Pigem, Inmaculada Maluenda e Lucía Cano, além da participação do Diretor e Subdiretor de Planejamento Urbano e Arquitetura do Ministério que outorga o prêmio.
- Artigo relacionado
Quer construir uma casa boa, bonita e barata? Contrate um arquiteto. A experiência de Alberto Campo Baeza
Alberto Campo Baeza é professor catedrático emérito da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri E.T.S.A.M., Acadêmico da Real Academia de Bellas Artes e recipiente da Tessenow Medal, do Prêmio Arnold Brunner da American Academy of Arts and Letters de Nova Iorque, e da International Fellow do Royal Insitute of British Architects e do American Institute of Architects. Em 2017, o arquiteto recebeu o Prêmio COAM e o Prêmio Attolini da Universidade Anahuac do México, e em 2018 o Prêmio Piranesi da Accademia Adrianea de Roma. Como se não bastasse, em 2019 Campo Baeza foi condecorado com a Medalha de ouro de Arquitetura do CSCAE.
- Artigo relacionado
Seleção dos melhores croques de arquitetura: Alberto Campo Baeza
Entre suas principais obras estão: