O MAD acaba de revelar seu mais novo projeto, ao qual eles se referiram como “uma estação de trens em meio à floresta”. Já em processo de construção e com conclusão prevista para o próximo dia 1º de julho, o projeto encontra-se localizado em pleno centro da cidade de Jiaxing, nos arredores de Xangai, sudeste da China. Cobrindo uma área total de mais de 35 hectares, o projeto inclui a completa reformulação da antiga estação de trens de Jiaxing e a criação de um novo terminal anexo subterrâneo. Além disso, a proposta desenvolvida pela MAD contempla ainda a criação de duas novas praças, uma ao norte e outra ao sul, além da revitalização do adjacente Parque do Povo.
Liderados por nada mais nada menos que Ma Yansong, fundador e sócio do MAD e um dos principais nomes da arquitetura contemporânea do país, a equipe de projeto buscou inspiração no próprio contexto histórico e cultural da cidade de Jiaxing. Remodelada, a nova estação será um espaço acolhedor à escala humana além de amplamente iluminado e eficiente. Com a relocação das principais funções da estação para o subsolo, boa parte do térreo será devolvido à natureza, criando assim uma “estação de trem em meio à floresta”, e mais do que isso, “reconectando à área ao Parque do Povo para transformar a região central da cidade em um novo oásis urbano”. De fato, a intenção principal por trás do projeto procura instituir “um parque sem fronteiras”, um lugar onde os moradores de Jiaxing e também os visitantes possam viver e aproveitar de tudo aquilo que a natureza pode oferecer, devolvendo o centro da cidade para seus habitantes.
As grandes cidades da China estão competindo para ver quem constrói a maior e mais moderna estação de trens do país. Construídas da noite para o dia, pipocando pelo território como um dia fizeram os arranha-céus, estas estruturas encontram-se imersas em uma paisagem urbana cada dia mais conturbada, contribuindo decisivamente para complicar ainda mais esta situação. Ao invés de tentar se impor à paisagem, é possível que estas estruturas possam ser utilizadas como uma ferramenta de transformação do território, construindo melhores relações com o ambiente urbano pré-existente e com a população que habita estas cidades. Seria possível construirmos novas infra-estruturas urbanas que sejam mais do que apenas um ponto de embarque e desembarque, ajudando-nos a construir novos espaços públicos para o bem da nossa população? –Ma Yansong
A fim de restaurar a histórica estação de trens de Jiaxing à sua antiga glória, a equipe de arquitetos do MAD trabalhou em estreita colaboração com uma série de especialistas em patrimônio, reafirmando todas as suas mais importantes características históricas. Depois de reinaugurada, a antiga estação de trens será transformada no Museu de História Ferroviária de Jiaxing. Por outro lado, todas as antigas funções assim como a totalidade do programa de necessidades do novo edifício serão implantadas no subsolo, por outro lado, “no térreo o edifício assumirá apenas a altura de um único pavimento, respeitando o entorno histórico do centro da cidade de Jiaxing”. Além disso, um terminal de ônibus, uma linha de veículos leves sobre trilhos, uma linha de metrô assim como espaços para estacionamento e pontos de táxi complementarão o programa da estação, criando um intermodal de transportes de última geração, impulsionando o desenvolvimento de toda a cidade e região.
Centrada na escala humana, a área subterrânea da estação será amplamente aberta e naturalmente iluminada. “À medida que as pessoas se deslocam pelo seu espaço, desde a sala de espera até as plataformas de embarque e desembarque, elas atravessarão um túnel futurístico a partir do qual é possível observar o antigo edifício da estação que agora abrigará o mais novo museu da cidade”. Além disso, todas as funções comerciais também serão relocadas para o subsolo, enquanto uma série de pátios enterrados serão utilizados para conectar física e visualmente a estação ao parque urbano acima.
Estação Central de Jiaxing
Jiaxing, China
2019-2021
- Tipologia: Infra-estrutura de mobilidade
- Área do Terreno: 354,000 m2
- Área Construída: cerca de 280,000 m2
- Sócios Responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun e Yosuke Hayano
- Associado Responsável: Liu Huiying
- Equipe de Projeto: Cao Chen, Reinier Simons, Yao Ran, Fu Xiaoyi, Yu Lin, Chen Wei, He Shunpeng, Cheng Xiangju, Kaushik Raghuraman, Chen Nianhai, Deng Wei, Cao Xi, Sun Mingze, Huang Zhiyu, Zhang Kai, Li Zhengdong, Dayie Wu, Huai Wei, Claudia Hertrich, Liu Zifan, Xie Qilin, Alan Rodríguez Carrillo, Qiang Siyang, Hou Jinghui, Li Xinyun, Yin Jianfeng, Mathias Juul Frost, Lei Lei e Lu Zihao
- Cliente: Jiaxing Modernservice Industry Development & Investment (Group) Co., Ltd.
- Arquitetos de Projeto: Tongji Architectural Design (Group) Co., Ltd., China Railway Siyuan Survey and Design Group Co., Ltd.
- Consultoria de Projeto Estrutural: LERA Consulting Structural Engineers
- Consultoria de Fachada: RFR Shanghai
- Consultoria de Paisagismo: Z’scape Landscape Planning and Design
- Consultoria de Projeto Luminotécnico: Beijing Sign Lighting Industry Group
- Consultoria de Sinalização: NDC CHINA, Inc.
- Consultoria de Patrimônio: Shanghai Shuishi Architectural Design & Planning Corp.,Ltd
- Consultoria de Interiores: Shanghai Xian Dai Architectural Decoration & Landscape Design Research Institute Co., Ltd.