Um dos monumentos históricos mais visitados da Europa, o Coliseu passará por uma reforma e contará com um novo piso retrátil. Na Roma antiga, milhares de pessoas se reuniram para assistir a gladiadores, escravos, criminosos e animais selvagens lutando até a morte. Estes emergiam do solo por meio de uma série de túneis sob o piso de madeira e areia da arena. A diretora do Coliseu, Alfonsina Russo, disse ao Times que o plano é receber concertos e produções teatrais neste novo piso.
O governo italiano prometeu € 10 milhões (cerca de R$ 66 milhões) para a instalação do novo piso. As estruturas subterrâneas do Coliseu permaneceram expostas por mais de um século, permitindo que os visitam as vissem de perto os canais originalmente ocultos desta grande arena. As autoridades italianas dizem que a versão restaurada do piso contará com réplicas de alçapões, elevadores e outros elementos mecânicos usados na época romana.
Com capacidade para 35 mil espectadores, o momumento tombado pela Patrimônio Mundial da Unesco foi oficialmente inaugurado em 80 d.C. e é uma das estruturas mais facilmente reconhecíveis do mundo. O novo piso deverá ser instalado em 2023.
Via BBC