Situados nos picos rochosos de Ticino estão os históricos castelos medievais de Bellinzona: Montebello, Sasso Corbaro e Castelgrande. Embora os três e suas fortificações tenham integrado a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, não são apenas as antigas muralhas que deixam os visitantes encantados, mas também os portões que levam a elas.
Eu sua mais recente série de imagens, o fotógrafo de arquitetura Simone Bossi registrou apenas a entrada de um dos castelos, mostrando como o diálogo entre as formas orgânicas da natureza e as paredes refinadas moldadas pelo homem pode ser tão majestoso quanto a própria fortaleza histórica.
A fortificação de Castelgrande é tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO e se localiza no sopé dos Alpes de Bellinzona. A intervenção brutalista que marca sua entrada, construída pelo arquitecto suíço Aurelio Galfetti e considerada uma das suas obras mais aclamadas, é parte de uma grande reforma concluída em 1991. A entrada esculpida na rocha direciona o visitante a um elevador que o conduz até à fortaleza.
Respeitando a complexidade de um projeto tão majestoso, senti a necessidade de focar apenas neste momento específico: o prólogo da experiência do espaço, a entrada ... Eventualmente, percebi que há algo neste poderoso espaço que não pode ser dito, algo especial que não pode se limitar a uma fotografia. – Simone Bossi