NORD Architects e BBP Arkitekter ganharam recentemente o concurso para projetar e construir uma nova escola pública em um dos bairros urbanos mais densos de Copenhague. O desafio do projeto foi criar uma estrutura que se encaixasse adequadamente ao contexto já complexo, complementando a "alta densidade urbana, patrimônio pós-industrial e vital infraestrutura" do distrito.
Famoso por sua história de produção de carne, o distrito urbano de Meatpacking, em Copenhague é notável por sua arquitetura moderna branca, um estilo muito usado nos restaurantes e bares da área. O projeto da nova escola visa servir como uma moderna adição ao bairro único, ao mesmo tempo, em que respeita e mantém algumas de suas características. A escola ficará no canto do terreno, fechando o antigo portão antes usado pelo gado para entrar na área de frigoríficos.
A escola está rodeada por vários terraços externos que descem do seu ponto mais alto em direção ao interior do distrito meatpacking. Seu telhado branco é projetado com diferentes níveis de espaços recreativos, hortas urbanas e playgrounds.
A escola terá como foco a cultura alimentar; agricultura urbana, produção local e jantares sociais, para promover uma vida saudável e os novos sistemas alimentares sustentáveis. Como a escola enfatiza a importância do aprendizado na prática e na teoria, os alunos serão capazes de abordar a comida através do método "da fazenda à mesa", experimentando alimentos cultivados naturalmente na cobertura do edifício.
Integrar a nova escola neste contexto de herança modernista, cria um ambiente de aprendizagem aberto e vibrante, onde a cidade e a escola se misturam. É muito interessante entrelaçar o programa da escola neste contexto específico. Enaltece a área industrial existente como arquitetura icônica e resiliente, adepta da renovação da cidade, da vida urbana e de suas instituições ao longo do tempo. - Morten Gregersen, sócio da NORD Architects
Seguindo as diretrizes de desenvolvimento urbano contemporâneo dinamarquês, os arquitetos decidiram fundir a paisagem da escola pública e da cidade, aproximando as pessoas e possibilitando atividades compartilhadas entre cidadãos e alunos.
A arquitetura apoia a abordagem flexível e aberta da escola por meio de espaços de ensino projetados para situações de aprendizagem fluídas com inúmeras instalações de oficinas, em seu interior e exterior. A escola é aberta ao público e projetada com um zoneamento ideal para diferentes usuários. - Eva Jarl Hansen, sócia da BBP Arkitekter
- Localização: Esquina de Skelbækgade e Ingerslevsgade, DK-1717 Copenhague
- Cliente: Cidade de Copenhague Ano: 2020 (1º prêmio na competição / pré-qualificação) conclusão prevista para 2024
- Área: 12.500 m2
- Arquitetos: NORD Architects e BBP Arkitekter
- Paisagismo: arquitetos paisagistas BOGL
- Empreiteiro: Norconsult Contratante total: BAM Danmark