Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, divulgou planos de construir uma cidade linear de 160 quilômetros de extensão chamada The Line. Anunciando o projeto em um vídeo, a cidade seria composta por uma série de comunidades caminháveis livres de carros e avenidas, com capacidade para um milhão de pessoas. O projeto seria organizado de modo a disponibilizar todos os comércios e serviços essenciais dentro de um raio de cinco minutos a pé a partir das habitações.
Localizada próximo à costa do Mar Vermelho, a megacidade linear seria inteiramente abastecida por energia renovável e faria parte da cidade-estado de NEOM. Segundo o príncipe herdeiro, a proposta supostamente preservaria 95% da natureza selvagem da região, e as necessidades de transporte seriam atendidas por um sistema de trens subterrâneos. O projeto NEOM foi anunciado originalmente em 2017 como uma "zona livre" futurística de US$ 500 bilhões centrada em energia limpa e novos modos de mobilidade.
A construção do The Line começará no final deste ano e a cidade deverá receber sua capacidade máxima de um milhão de habitantes até 2030.
Via NEOM