Transformando a experiência artística típica em instituições de arte, o escritório Snøhetta divulgou um projeto de renovação do Museu de Arte de Blanton na Universidade do Texas em Austin. A ampla remodelação visa “unificar e requalificar o campus do museu, [...] através de melhorias arquitetônicas e paisagísticas”. A construção deverá ser iniciada ainda na primeira metade de 2021 e tem conclusão prevista para o fim de 2022.
O Museu de Arte de Blanton foi fundado em 1963 e é famoso por abrigar uma das maiores coleções de arte abertas ao público do Texas. “Abrindo o museu para a cidade, convidando as pessoas não apenas a apreciar a arte, mas também permanecer, se reunir e se inspirar antes e depois de cada visita”, comentou a diretora da instituição, Simone Wicha. Lideradas por Snøhetta, as obras de renovação também incluirão um grande mural público da artista cubano-americana Carmen Herrera.
Centrada no Moody Patio, um espaço de encontro entre as estruturas existentes, a proposta contará com “15 elegantes estruturas em forma de pétalas que formam um dossel localizado na extremidade sul do campus de Blanton”. Inspirado nas abóbadas do projeto original, o anexo estabelecerá uma identidade visual para Blanton.
Blanton ocupa um lugar de destaque na interseção do novo Complexo do Capitílio do Texas e serve como porta de entrada para o campus da universidade. Nosso paisagismo inventivo e a remodelação das entradas dos edifícios estão alinhados com isso. O projeto do Snøhetta expande a coleção de arte do museu para além das galerias e cria um espaço público das e para as artes em Austin. – Craig Dykers, sócio-fundador do Snøhetta
O projeto sugere melhorias na paisagem, introduzindo caminhos e áreas de encontro que potencializam o uso dos espaços. Sobre isso, a diretora Simone Wicha afirma que “a paisagem tem o poder de transformar uma comunidade, da mesma forma que a grande arte pode transformar nossos corações e mentes”.
A proposta inclui o plantio de mais de 25 mil novas mudas na propriedade do museu, 95% das quais são nativas do Texas.