O escritório japonês Sou Fujimoto Architects divulgou sua proposta para o arranha-céu mais alto do Japão, a Torch Tower em Tóquio. Desenvolvido em colaboração com a Mitsubishi Estate Company e a Mitsubishi Jisho Sekkei, o projeto eleva-se 390 metros acima do solo e tem conclusão prevista para 2027.
Localizado no bairro de Chiyoda, o projeto contará com área para escritórios, instalações comerciais, hotéis e espaços públicos. Concebido para a região da Reconstrução de Marunouchi, denominada "Tocha de Tóquio", o projeto está alinhado com a visão da cidade de "iluminar e energizar o Japão", transcendendo gerações e fronteiras nacionais.
A torre apresentará uma nova tipologia para edifícios em altura, com uma grande praça semi-externa localizada 300 metros acima do solo.
A parte inferior do edifício compreende átrios, passarelas, terraços e espaços subterrâneos para pedestres conectados à Estação de Tóquio. Já no projeto para a porção superior da torre, Sou Fujimoto reinterpreta a tradicional praça habitualmente presente no térreo, buscando sair dos padrões pré-estabelecidos e romper com a verticalidade homogênea da torre.
Torch Tower
- Conclusão: 2027 (esperado)
- Localização: Chiyoda Ward, Tóquio
- Uso: escritórios, shoppings subterrâneos / estacionamentos subterrâneos, instalações comerciais, hotéis, público / cultural / esportivo, praças de ruas / estações,
- Área do terreno: aproximadamente 31.400㎡
- Área total: Aproximadamente 544.000㎡
- Número de pavimentos: 63 acima do solo / 4 subsolos