O escritório David Chipperfield Architects divulgou uma proposta de restauração para o Grand Hotel em Nieuwpoort, na Bélgica. Iniciado em 2019, o projeto transforma a estrutura em um edifício residencial, ao mesmo tempo em que busca recuperar sua importância enquanto marco arquitetônico.
O projeto foi encomendado pela incorporadora VDD Project Development e tem conclusão prevista para 2024. Adaptando e ampliando o edifício histórico, a proposta de David Chipperfield Architects busca preservar a antiga estrutura, ampliando a área disponível para o novo programa.
O novo projeto não irá impor um novo estilo ao edifício, tampouco forçar um contraste entre a estrutura histórica e as suas novas adições. A intervenção "visa restaurar a grandeza do edifício ao convertê-lo em um conjunto residencial de apartamentos com restaurantes, bares e comércio no térreo, além de uma piscina para moradores no subsolo".
Recuperando seu caráter de ícone à beira-mar, o edifício residencial The Grand oferece uma leitura matizada da história do Grand Hotel, projetado originalmente pelo arquiteto belga Apollon Lagache em 1924. Localizado próximo à orla de Nieuwpoort, o edifício seguiu os passos da cidade em direção à degradação após a Segunda Guerra Mundial.
Respeitando a história e mirando o futuro, David Chipperfield Architects propôs restaurar a entrada e manter a fachada original do edifício, protegida desde 1981 pelos órgãos de preservação do patrimônio belga. O edifício contará com quatro pavimentos adicionais e os apartamentos, nos andares superiores, respeitarão a estrutura original do hotel. As graciosas sacadas e os terraços serão recuperados e os elementos destruídos, como a torre e as cúpulas, serão reconstruídos “como uma reinterpretação lúdica e contemporânea da linguagem arquitetônica original”.
The Grand
- Início do projeto: 2019
- Conclusão prevista: 2024
- Área total: 15.100 m2
- Cliente: VDD Project Development
- Arquitetura: David Chipperfield Architects London
- Diretor: David Chipperfield, Benito Blanco, Billy Prendergast
- Arquitetos responsáveis pelo projeto: Alexander Hill, Joe Hewlett
- Equipe: Ricardo Alvarez, Isabel de Azevedo, Anahita Brahmbhatt, Annebe Brouwer, Cathal Crumley, Judi Diab, Ines Gavelli, Tom Herre, Mattias Kunz, Lydia Liu, Aurora Montero, Tram Huong Ngo, Katherine Nolan.
- Arquiteto local: Bureau Bouwtechniek
- Restauro: Origin Architecture & Engineering
- Engenharia estrutural: Mouton
- Engenharia de serviços: HP Engineers
- Consultoria de acústica: Macobo-Stabo Construction Engineers
- Designer de interiores: Arjaan De Feyter