O Centro Georges Pompidou em Paris, França, também conhecido como Beaubourg, passará por grandes reformas. Projetado na década de 1970 pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers e inaugurado em 1977, uma das principais atrações culturais da capital francesa será totalmente fechada a partir do final de 2023 até 2027. Com claros sinais de envelhecimento, principalmente nos sistemas de aquecimento e refrigeração, escadas rolantes e elevadores, esta não é a primeira reforma do museu – em 1997, no marco de seu 20º aniversário, o Beaubourg foi fechado por alguns anos.
Notícias destacam que o Centro Pompidou fechará totalmente para reformas durante 3 anos. A ministra da cultura da França, Roselyne Bachelot, optou por não manter o centro cultural aberto durante as obras de renovação, para economizar fundos e encurtar a duração dos trabalhos de 7 para 3 anos. Segundo o jornal Le Figaro, as obras de reforma estão estimadas em cerca de US$ 243 milhões.
Recebido inicialmente com muitas críticas, o Centro Pompidou foi um grande marco na arquitetura europeia e mundial. Renzo Piano e Richard Rogers, na época ainda pouco conhecidos, venceram o concurso internacional em 1971 com sua proposta high tech.
Com uma abordagem bastante original para a época, o projeto expôs toda a infraestrutura do edifício, tornando visíveis todos os sistemas internos da arquitetura. Os sistemas mecânicos e estruturais foram deslocados para o exterior, "não apenas para que pudessem ser compreendidos, mas também para maximizar o espaço interior". Incluindo uma grande biblioteca pública e um centro de pesquisa voltado à música, o edifício se tornou um dos pontos mais visitados de Paris, atraindo muito mais visitantes do que o esperado ao longo dos anos.
Via the New York Times.