Diller Scofidio + Renfro, Gustafson Bowman + Porter e B720 Fermín Vázquez Arquitectos compõem a equipe responsável pelo projeto que transformará o centro financeiro de Azca em Madri.
RENAZCA, grupo composto por empresas proprietárias de edifícios em AZCA, anunciou a escolha da equipe que vai liderar o projeto de renovação do bairro, procurando fazer desta zona o mais importante polo econômico e cultural da capital espanhola. A equipe foi selecionada por meio de um concurso internacional dirigido por Martha Thorne e Edgar González, que se insere no contexto de uma iniciativa mais ampla para requalificar o espaço público da região com o apoio do setor privado.
“O processo seguido pela RENAZCA deixou bem claro que quando o setor privado, a prefeitura e a academia se unem para criar espaços e a transformação urbana, o resultado é uma grande vitória para Madri. – Martha Thorne, Reitor da Escola de Arquitetura e Design do IE.
Com a participação de escritórios de arquitetura de todo o mundo e a exigência de ter pelo menos um participante espanhol, 31 grupos foram selecionados, dos quais foram eleitos finalistas: OMA, MVRDV, West 8, Heatherwick Studio e Diller Scofidio + Renfro – todos com ampla experiência internacional em transformações urbanas de alta qualidade.
Conheça o projeto vencedor e as demais propostas finalistas a seguir:
Projeto vencedor:
Diller Scofidio + Renfro, Gustafson Bowman + Porter e B720 Fermín Vázquez Arquitectos
O desenho responde às complexidades da região de AZCA e ao objetivo da RENAZCA de proporcionar um espaço público muito necessário no centro de Madri, acolhendo a todos com uma programação diversificada. Seu projeto continuará a evoluir para incorporar as opiniões dos cidadãos locais, empresas e outras partes interessadas. Será criado um ecossistema urbano biodiverso, com plantações nativas e a presença de água que faz lembrar os antigos canais que outrora cruzavam o local.
No coração da superquadra, o espaço verde central abrigará atividades ao ar livre flexíveis o suficiente para acomodar uma variedade de eventos, com capacidade para até dez mil pessoas. Este "Verde Central" será iluminado no inverno com um "sol permanente" composto por superfícies refletoras pivotantes, e protegido no verão com uma "sombra permanente", projetada por um disco flutuante de 22 metros de diâmetro que se moverá junto com o sol para produzir uma área consistente de sombra.
A proposta incorpora 15 setores, cada um capaz de abrigar uma paisagem e programa únicos, como uma feira de produtos orgânicos, um parque infantil, uma biblioteca ao ar livre, um jardim de esculturas, cafés e bares, uma estufa, um espaço de trabalho compartilhado e, até mesmo, um FabLab.
Os pedestres terão a prioridade nos espaços públicos. Uma nova rede de vias e passarelas peatonais se conectará com a malha urbana adjacente, configurando um uma ligação essencial com a cidade.
Equipe de projeto: Diller Scofidio + Renfro, Gustafson Bowman + Porter y B720 Fermín Vázquez Arquitectos
Paisagismo: Citerea S.L.
Engenharia Estrutural: Valladares
Sustentabilidade: Societat Organica
Quantity Surveyor: Dinmas
Engenharia mecânica e elétrica: Hoare LEA, FSL
Iluminação: Artec3
Modelos: Space Syntax