A Amazon divulgou o projeto para sua segunda sede, um complexo localizado no estado da Virginia, EUA. Projetado pelo escritório NBBJ, o projeto oferece "um ambiente que prioriza o trabalho saudável, celebra a natureza e envolve a comunidade em várias escalas”. Com mais de 280 mil metros quadrados de escritórios, áreas de reunião e comércio de rua, o projeto busca, segundo os arquitetos, "criar uma força de trabalho e uma comunidade mais saudáveis."
Em desenvolvimento desde janeiro do ano passado, The Helix oferecerá uma série de experiências de contato com a natureza, com rica vegetação interna e áreas arborizadas: a sede em Arlington “mescla natureza à paisagem urbana e cria um ambiente único e sustentável”, comentam os arquitetos. Com efeito, o projeto oferece espaços abertos que visam aproximar as pessoas da natureza em um esforço da empresa para fomentar a inovação e a criatividade.
Com foco na sustentabilidade, a nova sede funcionará com energia 100% renovável e terá selo LEED Platinum, a mais alta certificação para um desenvolvimento sustentável emitida pelo U.S. Green Building Council. Priorizando áreas de colaboração, iluminação natural e interação constante com a natureza, o projeto “promove o bem-estar, a prática de exercícios físicos e uma forte conexão com a comunidade local”.
Fazendo amplo uso de estratégias de biofilia, o projeto “oferece uma variedade de ambientes de trabalho alternativos para os funcionários da Amazon em meio a jardins exuberantes e árvores nativas da região”.
Com expectativa de criar 25.000 empregos em Arlington na próxima década, a nova sede também será aberta aos cidadãos com um parque público de 2,5 acres e um anfiteatro com mais de 200 lugares que receberá concertos ao ar livre, feiras de produtores locais e projeções de filmes.
Via Amazon.