A Kéré Architecture acaba de revelar as primeiras imagens de seu projeto para a Assembléia Nacional do Benin. Implantada na cidade de Porto Novo, na República Popular do Benin, a nova Casa do Parlamento foi encomendada em 2018 ao escritório de Francis Kéré pelo Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Representando os principais valores da democracia e da identidade cultural da República Popular do Benin, o projeto da nova assembléia começará a ser construído já no início de março de 2021.
“A República Popular do Benin cresceu e o sistema parlamentarista já não se encaixa em seu antigo edifício de passado colonial. Pensando nisso, a República do Benin confiou ao escritório de Francis Kéré a concepção de uma nova assembleia nacional”. Em desenvolvimento desde 2018, o projeto de 35 mil metros quadrados foi inspirado na “árvore do palavrório”, um símbolo atemporal da região, um local de reunião e discussão profundamente enraizado na cultura local. Na verdade, muitos dos povos originários da África Ocidental costumavam se reunir sob uma árvore para tomar decisões relacionadas a uma ou mais comunidades.
Inspirado por essa tradição, o escritório Kéré Architecture, fundado por Diébédo Francis Kéré e atualmente com sua sede principal em Berlim, concebeu o edifício como uma espécie de praça pública coberta, uma estrutura permeável que dá acesso a um pátio central protegido. Acima desta, encontram-se todas as demais funções auxiliares do edifício, encaixadas em um volume suspenso que parece pairar sobre este amplo espaço de domínio público; complementando esse conjunto, um terraço aberto e acessível foi implantado na cobertura. De fato, a dupla fachada do edifício, com seus escultóricos elementos de proteção solar, abrigam as fachadas da intensa luz do sol além de permitir uma contínua ventilação de seus planos verticais. Somado a isso, o hall central conta com uma ampla escada em caracol responsável por conectar a sala do parlamento no subsolo aos escritórios do volume superior.
A parte disso, todo o entorno do edifício do novo Parlamento da República Popular do Benin foi transformado em parque, estabelecendo um importante espaço público no centro da cidade de Porto Novo. Profundamente integrado ao edifício da Assembléia, o parque público se estende até a base da árvore do palavrório, onde os cidadãos serão responsáveis por manter viva a tradição deste importante espaço de encontro e debate. Outras instalações complementares ao edifício da assembléia foram integradas na topografia do parque, edifícios semi-enterrados com coberturas jardins. Finalmente, a sul do terreno, em frente à antiga sede da assembleia nacional, uma praça pública triangular opera como elemento de conexão entre estes dois importantes capítulos da história do país.
Assembléia Nacional do Benin
- Localização: Porto Novo, República Popular do Benin
- Tipo de projeto: Cívico - Casa do Parlamento
- Área: 35 000 m2
- Projeto: Novembro de 2018 – Dezembro de 2020
- Construção: Março 2021 –
- Status: Em processor de projeto
- Projeto de Arquitetura: Kéré Architecture, Diébédo Francis Kéré, Berlim, Alemanha
- Equipe de Projeto: Project Architect: Jeanne Autran-Edorh / Architects: Alexandra Zervudachi, Kinan Deeb, Javier Mola Cardenes / Kéré Architecture, Berlim, Alemanha
- Colaboradores: Andrea Maretto, Leonne Vögelin, Charles André, Ismaël N’Faly Camara, Léon Bührer, Malak Nasreldin / Kéré Architecture, Berlim, Alemanha
- Gestão do Projeto: Jeanne Autran-Edorh, Fabiola Büchele / Kéré Architecture, Berlim, Alemanha
- Gestão de Obras: Contact Architect: Ecoplan, Cotonou, Benin / Gestor Local: SImAU, Cotonou, Benin
- Engenharia: Aecom, Londres, UK / Sahel-ingenierie Dakar, Senegal
- Cliente: República do Benin – Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável