UNStudio e Bauwerk criaram um novo conceito de habitação urbana para o Residencial Van B explorando a ideia de "analógico inteligente". Localizado em Munique, na Alemanha, este projeto prospecta sobre o futuro das cidades, se preocupando em transformar a demografia e a variedade de formas familiares existem atualmente. A partir de repartições adaptáveis e um sistema de móveis conectáveis, o projeto permite uma fácil e prática troca de configurações e layout. "Qualidade importa mais do que a área", dizem os arquitetos.
Localizado próximo da futura quadra criativa em Munique, o projeto residencial Van B é um "protótipo para a cidade contemporânea" e consiste em uma serie de apartamentos flexíveis, espaços comuns abertos e fechados, e uma fachada marcante. O empreendimento residencial e de escritórios está em construção e oferece uma nova forma de vida urbana, com módulos multifuncionais. Ben van Berkel, fundador e um dos arquitetos responsáveis pelo projeto no UNStudio afirma, "os espaços individuais nas nossas casas se tornaram multifuncionais, servindo como escritório, academia, espaço de estar e descanso, tudo ao mesmo tempo. Nós precisamos desenvolver uma nova arquitetura que seja adequada às nossas demandas".
O que faz de Van B realmente especial é que ele oferece uma forma totalmente nova das "casas inteligentes". O projeto não é inteligente da forma mais usual, com integração tecnológica, mas sim envolvendo e reinterpretando ideias do mundo digital para melhorar o que analógico, e os espaços físicos que habitamos. -- Ben van Berkel, fundador e arquiteto responsável do UNStudio.
Essas ideias ficam cada vez mais importantes para as pessoas, dessa forma, com o projeto do Van B, os arquitetos puderam introduzir novas formas de ocupar um apartamento, levando a ideia de flexibilidade a outros níveis. A estratégia consiste em criar quantas possibilidades sejam possíveis na configuração do apartamento, considerando "partições adaptáveis e um sistema de mobiliário plugin, que permite que os moradores desfrutem de um apartamento de 40m² como se fosse um loft de 60m²".
A flexibilidade se pauta no fato de que cada elemento pode funcionar de formas diferentes, e então, os moradores podem escolher uma configuração baseado nos plugins e em um catálogo de nove elementos. -- UNStudio.
Permitindo que os usuários transformem o espaço e o uso do mesmo pavimento em segundos, o projeto desafia antigas convenções de metragem, encorajando as pessoas a viver de forma mais flexível. Os arquitetos usaram de um grid, no qual "sempre que um elemento está aberto, as costas do outro precisa estar adjacente a ele", criando um módulo que sempre funciona em parceria. Dessa forma os moradores podem sempre alterar seus espaços de acordo com as necessidades.
Algumas ideias parecidas já foram vistas na arquitetura, mas Van B sai das ideias tradicionais de flexibilidade na arquitetura, e, de forma mais inteligente, adaptável e amigável ao usuário, proporciona alto nível de conforto. -- Ben van Berkel, fundador e arquiteto responsável do UNStudio.
Além disso, o projeto ajuda a criar um senso de comunidade no edifício, usando os espaços externos como uma extensão de seus espaços de estar. Grandes janelas e varandas são usadas para expandir os espaços, e criar conexões visuais entre a rua, as casas e a vegetação do entorno. Alguns lofts que fazem frente para o pátio no piso térreo convidam os residentes a abrir seus apartamentos e estender sua vida para o jardim, enquanto os vazios que chegam num pé direito de 3 pavimentos, ajudam a criar configurações espaciais únicas.
A pandemia de COVID-19 nos mostrou a importância de conexão social para o nosso bem estar. Agora, mais do que nunca, estamos vendo que as pessoas desejam e precisam encontrar regularmente seus familiares, amigos e vizinhos. Porém, em relações condominiais, esses encontros são normalmente espontâneos, e portanto, precisam ser facilitados e encorajados. A arquitetura pode criar oportunidades para que isso ocorra. – Ben van Berkel, fundador do UNStudio.
Van B, Munique, Alemanha, 2018
- Cliente: Bauwerk Capital GmbH & Co. KG
- Localização: Munique
- Área: 15.945 m2 (9.905 m2 acima do térreo)
- Volume: 51.380 m3 total (29.807m3 acima do térreo)
- Área do Terreno: 2.419 m2
- Programa: Residencial e Escritórios
- Situação: Em Construção
- UNStudio: Ben van Berkel with Jan Schellhoff and Julia Gottstein, Bart Chompff, Alexandra Virlan, Dimitra Chatzipantazi, Ana Maldonado, Patrik Noomé
- Arquitetos Locais: BKLS Architekten
- Paisagismo: Andreas Kübler und Partner
- Orçamentista: Leitwerk AG
- Estrutura: Ingenieurgesellschaft albrecht + brettfeld mbh
- Instalações: IB Schmidbauer Planungsgesellschaft Haustechnik mbH & MTM-Plan GmbH
- Segura e Proteção Contra Incêndios: Brandschutzservice Zobel GmbH
- Material Gráfico: Bloomimages