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Arquitetos: Van Belle Medina
- Área: 2000 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Stijn Bollaert, Maxime Delvaux
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Fabricantes: Petersen Tegl
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto das Estações Bravo 2 foi encomendado pela De Lijn, a empresa de transportes belga responsável pelo transporte público do país, e consiste em projetar três estações de tram, um tipo de veículo elétrico que corre sobre trilhos normalmente instaladas nas vias urbanas. As estações devem proporcionar energia à nova linha de tram na região norte da Antuérpia, e fazem parte de um projeto de maior escala.
A nova linha de tram, conhecida como Bravo 2, liga Rooseveltplaats Antwerp a Luchtbal e a região de Eilandje.
Um pequeno parque em Noorderlaan na área residencial de Luchtbal, uma ponte ao lado de um estacionamento de ônibus em Tjalkstraat e no cruzamento em frente ao projeto de Zaha Hadid conhecido como Port House, cada estação está localizada em um lugar diferente e, portanto, apresenta requisitos técnicos diferentes que impactam em sua arquitetura.
Cada um desses edifícios, porém, traz uma similaridade: todos devem abrigar as instalações técnicas e manutenção das linhas de Tram. Seus formatos rígidos os transformam em pavilhões, introduzindo poesia ao contexto urbano. O projeto contribuí para uma narrativa urbana, criando vistas sem precedentes na paisagem, e, ao mesmo tempo, avalia o significado de sustentabilidade, explorando os limites do que a disciplina da arquitetura significa.
As estações foram projetadas considerando a paisagem e o contexto de seu entorno. A simbiose existente entre a complexidade do lugar e a infraestrutura traz como resultado três objetos diferentes, com identidades arquitetônicas distintas e significados únicos.
O pavilhão se torna parte do tecido urbano, e sua forma e expressão recriam um diálogo entre a arquitetura, a infraestrutura e a natureza.
Cada um dos edifícios foi implantado considerando o uso livre de seu entorno, respeitando os elementos paisagísticos e os incluindo nos estudos de implantação.
A área de Luchtbal faz parte de um corredor verde delimitado por um conjunto de edifícios. A estação foi concebida como um pavilhão ajardinado para agregar estrutura e qualidade ao parque, criando relações visuais e ativando o dinamismo social.
Uma parede com aberturas em arco destacam um círculo no parque, o qual, num único gesto, contempla uma sala de manutenção, as árvores existentes e uma visão escultural.
A Estação de Tjalkstraat está localizada na encosta de Noorderlaan, e foi concebida como uma parede de alvenaria com três reentrâncias semicirculares. A volumetria oferece um abrigo convidativo a quem espera o tram, ao mesmo tempo que remete ao cuidado com que as grandes intervenções de infraestruturas públicas eram concebidas no passado.
A estação da Ponte de Estrasburgo está localizada a leste da nova Port House, projetada por Zaha Hadid. A estação foi pensada como um lugar para descansar e observar a arquitetura do entorno como a obra de Hadid, o Kattendijkdok e o Albert Canal.
Desenvolvido seguindo o traçado do tram, o projeto incorpora duas escadas que elevam o usuário até o nível da cobertura. Como um pequeno poste de amarração de barcos, o edifício oferece uma resposta sutil à arquitetura dominante da Port House, fugindo da competição e da ironia arquitetônica.
Apesar do conceito genérico de adaptar cada volume ao seu contexto e requisitos específicos, buscando obter resultados volumétricos distintos, o projeto estabelece uma relação entre os três edifícios a partir de sua materialidade. As três estações são feitas com o mesmo tijolo, de forma que todos parecem pertencer à mesma família, mas cada qual com suas qualidades arquitetônicas e urbanas diferentes. O tijolo foi aplicado de formas diferentes em cada edifício, utilizando diferentes formas de amarração, detalhes e fixações.
O objetivo era alcançar uma coerência entre os edifícios, uma linguagem que fosse contemporânea e atemporal ao mesmo tempo, e que instintivamente pertencesse ao local. A ambição deste projeto era formar uma imagem atual que ficasse latente na mente do visitante.