O escritório Foster + Partners compartilhou seu novo projeto para um hotel na Arábia Saudita, localizado dentro de dunas de areia. Chamado Southern Dunes, o projeto faz parte do desenvolvimento turístico de The Red Sea Project. O hotel incluirá 40 vilas construídas em madeira, organizadas de modo a aproveitar as vistas da paisagem.
A nordeste da cidade de Umluj, na costa oeste do país, o Southern Dunes será construído em uma remota paisagem desértica. O programa incluirá spa, recepção, piscina e restaurantes. Os edifícios e espaços comuns serão protegidos por elementos curvos instalados no topo das colunas de madeira. Parte dos elementos poderá ser fabricada externamente, agilizando o processo de construção.
Gerard Evenden, chefe de estúdio da Foster + Partners, observou que, "de nossos trabalhos anteriores no deserto, uma das coisas mais importantes é evitar o uso do que chamamos de materiais de alta inércia térmica. Se você usa pedra ou concreto no deserto, o problema é que com o tempo eles aquecem e se tornam irradiadores de calor. Eles irradiam e retêm o calor. E como no deserto eles são aquecidos todos os dias, nunca chegam a resfriar."
O Southern Dunes deverá ser inaugurado em 2022.