A construção do novo Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, projetado pelo escritório Foster + Partners, teve início na Arábia Saudita. O aeroporto está localizado na costa oeste do país e faz parte do masterplan Red Sea Project para o desenvolvimento do turismo na região. O projeto foi inspirado nas "cores e texturas da paisagem do deserto" e contará com cinco estruturas dispostas radialmente em torno de uma área central.
Projetado para atingir a capacidade de um milhão de passageiros por ano até 2030, o novo aeroporto é feito para atender os turistas que visitam o desenvolvimento do Projeto Mar Vermelho. Cada uma das cinco estruturas poderá ser operada independentemente como um mini terminal, ao passo que duas alas abrigarão os espaços auxiliares do aeroporto: instalações de logística, galpões e trânsito de bagagens.
Gerard Evenden, chefe de estúdio da Foster + Partners, disse: “O Aeroporto do Mar Vermelho foi concebido como uma porta de entrada para um dos resorts mais exclusivos do mundo e uma parte essencial da experiência do visitante. Inspirado nas cores e texturas da paisagem do deserto, o projeto sustentável busca criar uma passagem tranquila e confortável pelo terminal. Ele se tornará um centro para os visitantes que chegam tanto por terra quanto por ar. Estamos ansiosos para trabalhar com a Red Sea Development Company para concretizar a visão deste ambicioso projeto.
O objetivo do escritório é que o Aeroporto Internacional do Mar Vermelho consiga a classificação de sustentabilidade LEED Platinum.