O escritório holandês Mecanoo compartilhou detalhes do projero para a Biblioteca Central de Macau, que fará parte do sítio tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Projetado para o Instituto Cultural do Governo de Macau, o projeto será construído na praça Tap Seac, no lugar do antigo Hotel Estoril – o primeiro casino resort de Macau.
A fachada da Biblioteca Central de Macau inspira-se no antigo projeto modernista do Hotel Estoril, filtrando a luz e criando um clima interior controlado. Segundo a equipe de projeto, o edifício se coloca como uma "plataforma que mira o futuro e que tem como objetivo influenciar positivamente seu entorno."
Em forma de "L", o envelope do edifício se abre como um livro para o espaço público. A biblioteca tem como objetivo conduzir o visitante por um conjunto de espaços interligados desde a praça Tap Seac até às salas de leitura do último piso.
Internamente, um mural futurista desenhado pelo escultor italiano Oseo Acconci retratando Fortuna, a deusa romana do acaso, será preservado no novo saguão.
Via Mecanoo