Ludwig Mies van der Rohe (27 de março de 1886 - 17 de agosto de 1969) é um dos arquitetos mais influentes do século XX, conhecido por seu papel fundamental no movimento arquitetônico de maior alcance de sua época: o modernismo. Nascido em Aachen, Alemanha, a carreira de Mies começou no estúdio de Peter Behrens, onde trabalhou ao lado de dois outros grandes nomes do modernismo, Walter Gropius e Le Corbusier. Por quase um século, o estilo minimalista de Mies provou ser muito popular; seu famoso aforismo "menos é mais" ainda é amplamente proferido, mesmo por aqueles que desconhecem sua origem.
Mies começou a desenvolver seu estilo durante a década de 1920, combinando as preocupações industriais funcionalistas de seus contemporâneos modernistas com um impulso estético em direção aos elementos mínimos – rejeitando os sistemas tradicionais de cômodos fechados e confiando fortemente no vidro para dissolver a fronteira entre o interior e o exterior. Aquela década foi importante para a carreira de Mies, sendo inaugurada com a proposta para o arranha-céu em Friedrichstraße (1921), uma torre de vidro não construída que cimentou sua fama na vanguarda arquitetônica, e encerrada por seu Pavilhão Alemão na Exposição de Barcelona de 1929 (mais conhecido como Pavilhão de Barcelona), que continua sendo uma de suas obras mais populares.
Em 1930, Mies assumiu o cargo de Hannes Meyer como diretor da Bauhaus – a escola fundada por Walter Gropius –, cargo que ocupou até 1933, quando foi forçado a fechar sob pressão do governo nazista. Em 1932, a obra de Mies foi destaque na mostra The International Style, organizada pelo MoMA, com curadoria de Philip Johnson e Henry-Russel Hitchcock. A exposição que não apenas reforçou o papel de Mies como um dos líderes do movimento modernista, como também levou o próprio movimento a um público mais amplo e internacional.
Após o fechamento da Bauhaus e a contínua ascensão dos nazistas na Alemanha, Mies teve difículdades em encontrar trabalho em seu país. Acabou migrando para os Estados Unidos em 1937, onde se estabeleceu em Chicago e se tornou o chefe do Instituto de Tecnologia de Illinois. Durante seus 20 anos no IIT, desenvolveu o que ficou conhecido como "a segunda escola de arquitetura de Chicago", caracterizada por edifícios retilíneos minimalistas dos quais se destacam o 860-880 Lakeshore Drive e o Seagram Building. Junto desta nova tipologia de arranha-céus, continuou a desenvolver sua tipologia de pavilhões marcados pela horizontalidade – vertente que assume expressividade máxima na Casa Farnsworth, concluída em 1951. Por vezes, Mies combinou estas duas tipologias em composições únicas, como é o caso do complexo de três edifícios para o Centro Federal de Chicago.
Conheça as obras mais emblemáticas de Mies van der Rohe, a seguir: